PADRÃO INGLÊS, 1916


Este padrão foi o primeiro adotado na Grã Bretanha, foi publicado em 1916, e foi substituído em 1987 pelo padrão vigente atualmente. Publicamos-o apenas para documentação histórica da evolução da raça.

Descrição Geral

Aparência: A aparência geral do Labrador deve ser de um cão de constituição robusta, tronco curto e muito ativo. Comparado com o Wavy Retriever ou com o Flat Coated Retriever ele deve ter o crânio e o tronco mais largos, o lombo e o quadril devem ser mais fortes e mais largos. O pêlo deve ser fechado, curto, denso e sem franjas.

Descrição Detalhada

Cabeça: O crânio deve ser largo, dando espaço para o cérebro. Deve haver um "stop" leve, isto é, a fronte deve ser levemente pronunciada, de maneira que o crânio seja paralelo ao focinho. A cabeça deve ter uma forma bem definida. Não devem haver bochechas. Os maxilares devem ser longos e fortes, e totalmente livre de irregularidades e de comprimento sem exageros; o focinho deve ser largo, com as narinas bem desenvolvidas. As orelhas devem ser portadas moderadamente próximas à cabeça, de preferência, bem pra trás, e devem ser, de carta maneira baixas e não devem ser grandes ou pesadas. Os olhos devem ser de tamanho médio, expressando grande inteligência e bom temperamento, e podem ser marrons, amarelos ou pretos.

Pescoço e Tronco: O pescoço deve ser longo e forte. Os ombros devem ser longos e inclinados. O peito deve ter boa largura e profundidade, as costelas arqueadas, e o lombo forte e largo, garupa bem desenvolvida, posteriores bem desenvolvidos e muito fortes.

Pernas e Patas: As pernas devem ser retas do ombro ao chão, e as patas compactas com os dedos bem arqueados e as almofadas bem desenvolvidas; os jarretes devem sem bem angulados e o cão não deve ter jarretes de vaca nem se movimentar com o jarretes muito abertos; de fato, deve parar e se movimentar com as pernas e patas alinhadas.

Cauda: A cauda é uma característica marcante da raça; deve ser muito grossa na base, gradualmente afinando para a ponta, de tamanho médio, devendo, praticamente, não possuir franjas, mas completamente coberta com o pêlo curto, denso e grosso característico da raça, dando o peculiar aspecto "roliço", que é descrito como cauda "de lontra". A cauda pode ser portada alta, desde que não seja curvada sobre o dorso.

Pelagem: A pelagem é outra característica bastante peculiar; deve ser curta, muito densa, sem ondulações e deve ter uma aspereza ao ser tocada.

Cores: A cor é geralmente o preto, livre de marcações marrons e brancas, exceto possivelmente por uma pequena mancha no peito. Outras cores sólidas são permitidas.