Sete Fundamentos para ser um BOM CRIADOR
Listarei a seguir neste artigo alguns “fundamentos”, que eu pude constatar em minha difícil aprendizagem na cinofilia.. Estes fundamentos são fruto das reflexões e das tentações que nós enfrentamos diariamente como criadores de cães. Se alguém se dispusesse a fazer uma lista desta especifica para ser um BOM SER HUMANO, eu duvido que diferisse muito do que eu listei neste atigo.
Eu penso que esta lista é um guia que nós devemos ler e manter sempre conosco.
1 - DESFRUTE SEUS CACHORROS:
A razão primária para que qualquer pessoa se envolva com a criação de cães deve ser o amor fundamental por cachorros. Nós damos valor a companhia, a lealdade, a alegria que eles sempre se mostram para nós.
Nós amamos te-los em nossas camas. A ansiedade deles para enfrentar um novo dia, até mesmo quando nós os despertarmos em horas terríveis, eles nos provêm de um astral que mostra a exuberância da infância.
Eles nos perdoam quando nós perdemos nossa paciência, quando nós somos impacientes, quando nós desejamos que eles ajam além de suas possibilidades.
Eles tiram o melhor de nós, criam para si próprios "um grande personagem” que somos nós. Infelizmente, criar cães e exposições podem “testar” nossos "pequenos" egos. Expor pode alimentar um ego frágil que pode até se tornar um ego furioso.
Freqüentemente, esta necessidade de sentir que nós somos melhor que outros seres da raça humana é expressado em nossas posses, com Ostentação de poder ou de patrimônio. Porém nós criadores, precisamos ter o maior vencedor, o Top producer (que produz mais filhos campeões), a maior quantidade de cães campeões.
Nós compramos, nós fazemos co-própriedades, nós colecionamos cães. Logo nós não temos mais nenhum tempo para ter prazer com nossos cães, nenhum tempo para brincar ou esfregar uma barriga, nenhum tempo para acariciar uma sobrancelha. Logo nós não temos nenhum espaço para mais cães; ou nós empilhamos caixas e os armazenamos como se eles fossem bugigangas, ou fazemos que dividam espaços minúsculos nos canis, expressando que eles não têm nenhum significado mais para nós.
Nós perdemos nossa habilidade para amar. Exposições e criação são uma grande vocação. É criativo e desafiador, também é muito recompensador. Mas nós Jamais temos que esperar de nosso passatempo uma perfomance psicológica, um curativo para males da mente. Nós nunca devemos esperar curar um estado mental insalubre por ego-indulgência. Muitos pessoas são levadas a expor e criar pelas razões erradas. Nestes casos, estas pessoas vão arruinar, suas contas bancárias, por vezes seu crédito, perdem seus cônjuges, e colocam seus filhos para sobreviver sem assistência, como se estes (os filhos) tivessem que se manifestar para eles, dando motivos para preencherem também o ego deles (pais).
Ser um criador de cachorros, é ter um compromisso enorme. Significa que nós devemos nos nomear como estudantes vitalícios.
Significa que nós seremos humilhados de modos incontáveis e em circunstâncias incontáveis.
Significa que nossas lições serão “grandes pancadas” para que aprendamos verdadeiramente.
Significa frustração, horas longas, recentes noites e começo de manhãs.
Significa que você nunca mais vai dormir na hora certa.
Significa que você fará muitas amizades, algumas das quais para a vida inteira, porem algumas você teria preferido jamais ter feito.
Significa ser citado, e ser citado de forma maldosa, tendo palavras postas em sua boca.
Significa ter a oportunidade para ser “pequeno", o menor possível que um ser humano pode ser. Mas, esperançosamente, pode prover uma oportunidade para aprender ser "grande" ser generoso, inquisitivo, e aventureiro. Nós nunca deveríamos perguntar para nós mesmos se nós somos invejados, importantes ou prósperos, essas perguntas são sem sentido. Ao término do dia, nós deveríamos perguntar para nós mesmos "eu estou orgulhoso da pessoa que eu me tornei? O que nós sempre devemos ser é amantes dos cães. Nós devemos ser os defensores deles. Nós temos que assegurar a vida de todo cachorro que nós criamos e de todo cachorro que nós possuirmos.
Nossa vaidade não deve ser acariciada tendo fotos nossas em uma revista ou vendo nosso nome em algum sistema de Ranking. Nosso ego, tem que ser acariciado de forma diferente, tem que brotar da certeza de que provemos a nossos cachorros uma vida de amor, de prazer, e de felicidade.
II – CRIAR PARA MELHORAR A RAÇA, NÃO SOMENTE PARA VENCER
É fácil se perder no propósito de criar cachorros de qualidade. Para alguns, a atração das luzes, a fascinação os fazem vaguear do caminho.
Desenvolver uma linha de sangue, que é considerado um patrimônio, é verdadeiramente uma influência positiva para a raça, e requer uma disciplina considerável. Muito freqüentemente, o aparentemente lento e cuidadoso orquestrou esforço para melhorar a raça, porém é desviado de seu caminho, com o desejo imediato de criar aquele vencedor, que se tornará famoso.
O empenho do criador deve ser de proteger e salvaguardar a raça. Nenhuma raça está em perfeita forma quando o criador a conheceu e nem estará perfeita quando eles partirem. Mas deixar uma raça de uma forma melhor que era quando você descobriu, isto é o maior elogio. Melhorar tipo, movimento, temperamento e saúde devem ser o foco para todo criador Serio.
Tal realização nos remete a um plano de longo alcance, que é pensado cuidadosamente. Requer dedicação e propósito. Tudo muito freqüentemente, nós somos tentados a desviarmos de nosso objetivo, desejando criar imediatamente um grande vencedor, e então o próximo e o próximo. Ao contrario disto a genealogia é uma longa historia de "quem é quem".
O que é fundamental aprender (e acreditar) é que sucesso nas pistas não é uma indicação automática da verdadeira qualidade do cachorro.
III - A THINE PRÓPRIO EGO É VERDADE
A criação de cachorros de sangue puro, deveria ser a perseguição da perfeição - não a manutenção disto. Todos os cachorros têm faltas, todos os cachorros são piores ou melhores em algumas áreas. É muito fácil entrar na armadilha de ter a cegueira de Canil, isto normalmente acontece porque o que nós assumimos que esta correto é contestado por outros como não sendo assim.
Esta desarmonia causa confusão em nossa mente e no final das contas infelicidade. Para se corrigir, nós ficamos freqüentemente defensivos e tentamos se libertar do que está nos causando o desconforto.
Nós temos que perceber a "verdade" é o último padrão pelo qual nossas decisões deveriam ser tomadas. Em a maioria dos casos, um roached é atrás atrás um roached, se nós escolhemos reconhecer isto como tal ou não. Por conseguinte, o melhor modo para nós para não ser posto em uma posição de estar infelizmente surpreso é procurar conhecimento implacavelmente para assegurar nossa opinião é como preciso e perto da" verdade" como possível.
Este conhecimento é ganho em muitas formas, uma das quais é aprendendo com criadores da mesma categoria. Nós temos que lutar o desejo para se decidir sobre algo e recusar considerar outro ponto de vista. Realmente, nós não tomamos decisões baseado em fatos quando nós estivermos aprendendo primeiro, nós dependendo do que nós percebemos para ser as perícias de outros para prover que para nós. Na realidade, se aquelas perícias denominadas estiverem defeituosas, nossa base de conhecimento inteira é chamada em pergunta. E isso nos causa grande ansiedade.
O melhor lugar para sentar está no assento do conhecimento investigador. Sempre que contanto com uma opinião que é diferente que o um Você atualmente cabo, sempre busque debaixo de-estar de pé o ponto de vista do outro. Por que a pessoa percebe algo diferentemente que você? Entendendo outro ponto de vista podem ser a estrada a maior conhecimento. Se você fechou aquela porta e não entretém o prospecto de aprender algo diferente que o que você pensa é verdade você nunca reconhecerá de fato a verdade e você não terá sucesso em sua meta.
Bastante honestamente, você deveria ser mais crítico de seus cachorros que qualquer um poderia ser outro possivelmente. Isso é não dizer que você deveria atribuir faltas a seus cachorros que eles não possuem, mas sua avaliação deve ser tão detalhada quanto possível e você tem que se esforçar para ver as verdadeiras faltas deles/delas e virtudes claramente. Disto o mapa vem a sucesso.
IV - TRANSAÇÃO COM OUTROS COMO VOCÊ OS TERIA LIDAR COM VOCÊ
Sons um pouco como a regra dourada que nós aprendemos em infância. Ainda está pasmando quantas pessoas esquecem isto axioma muito importante. Lidando com outros, embora o assunto, sempre pense na posição da outra pessoa. Eu ouvi repetidamente, as pessoas declaram como eles estavam queimados em um acordo de co-propriedade. Tudo muito freqüentemente o acordo é engrenado para beneficiar uma festa (freqüentemente o vendedor) em cima de outro. Acordos escritos são de alguma maneira estragados como só sendo precisado em uma situação contenciosa. Este é o primeiro misconception. Não tendo um acordo escrito deveria ser a exceção muito rara, não o contrário. Muito freqüentemente, deva um filhote de cachorro que vale a pena seja produzido de um destes arranjos indefinidos, a briga é em para posse. Antes de contemplar venda um cachorro em uma co-propriedade ou arrendar isto ou oferecer serviço de cravo atrás para um filhote de cachorro, você deveria refletir para isso que exatamente você espera e deseja de tal um arranjo.
Muito freqüentemente, estes procedimentos empresariais acontecem na espera do momento durante uma conversação de telefone, e a transação é golpeada antes de qualquer festa realmente teve uma oportunidade para refletir isto.
Por alguma razão, em lugar de repensar a situação, nós tendemos a tentar só levar a cabo em tal um arranjo concebido doente para terminar os inimigos amargos no fim. Se as pessoas parariam e pensariam no resultado de fim provável, eles perceberiam a melhor possível coisa para proteger a amizade é ter uma compreensão escrita.
É muito raro um lixo vai ter mais de uma estrela se quaisquer nada. Por conseguinte, é importante debaixo de-estar de pé que vai possuir aquele filhote de cachorro de extranumerário, se deveria se aparecer. As pessoas estão muito dispostas para para rasgar relações separadamente se uma pessoa deveria parecer beneficiar um pouco mais que outro. Isto está muito triste e é refletivo da motivação de ego-benefício que todo o muitos achado como a força motriz para as ações deles/delas. Quando apertou, é longe melhor dar que receber.
É longe melhor deixar o outro aparentemente benefício que destruir uma relação e adquirir a reputação de ser desacreditador e mesmo centrou, se por nenhuma outra razão que o faz crescer como um ser humano fora o qual provavelmente é no final das contas um comércio justo.
V - O DANDO NÃO TENHA NADA QUE PERDER
Outros criadores de armadilha freqüentemente experiência é a inabilidade para celebrar outros' Sucessos. Enquanto certamente nós sentimos que a rota que nós estamos levando é o melhor modo para chegar aquele planalto utópico de perfeição de raça, há muitas rotas de fato àquela mesma meta. Não leva nada longe de nossas próprias realizações reconhecer os esforços realizados de outros criadores.
Esta inabilidade e repugnância para normalmente apreciar outros esforços vêm de ter feito para uma decisão não criar a certo bloodlines ou lidar com certas pessoas. Quando tal um canil produzir um sucesso então, é difícil nós reconhecermos tal uma realização porque nós tendemos a achar aquele incompatível com nossa opinião daquela pessoa de particular ou família de cachorros. Leva uma real pessoa honesta e segura para reconhecer e celebrar as realizações de outros.
Enquanto é conselho provavelmente bom para celebrar nossas críticas mais íntimo para nosso tórax, enquanto só reconhecendo outro realização traz coisas boas. Sendo alguém que pode ver as virtudes criando linhas diferente de seu próprio, você ganha uma reputação de feira-ness e objetividade que é uma pérola muito rara em dogdom. Você pode achar, com o passar do tempo, são levadas seu ponto de vista e suas filosofias com muito maior peso quando outros não os percebem ter originado em uma mente consumiu com engrandecimento de ego. Assim, fazendo assim você não perde nada e ainda você ganha tão muito.
VI - FAÇA USO DE OUTROS' REALIZAÇÕES
Um das piores situações um criador pode a achar / ele em é se separar de outro canil ou bloodline. É altamente improvável que todas as melhorias para a perfeição de uma raça vão vir de um único canil ou bloodline. Como flores no campo, eles pularão para cima em vários lugares. O criador inteligente é o que sabe escolher de campo de allthe esses que farão o último, sublime buquê. E fazer isto, você deve poder usar as forças de outros canis e bloodlines. Criadores tenderão a ter certos preconceitos; e bastante honestamente, há certas forças e fraquezas em a maioria do bloodlines. Enquanto você pode sentir que você alcançou o chão mais alto em certas áreas, haverá outras áreas nas quais seus cachorros e bloodlines são menos fortes que outros indubitavelmente. Não reconhecer este fato é o assegurar vá planalto bastante cedo em sua carreira de procriação. E por isso quero dizer eu você estabilizará e irá nenhum adicional. Você sempre tem que manter um olho alerto para isso flor muito especial que aumentará seu buquê.
É este combinando sofisticado de famílias sem perder os pontos bons de seu próprio bloodline que fortalece um canil e avança isto em importância de raça. Leva consideração cuidadosa, orquestração e poda para vir a gozo.
VII - VOCÊ SÓ É TÃO BOM QUANTO SUAS MORALIDADES
Meu último axioma focaliza o assunto inteiro de moralidade. Tem muitas facetas e muitos modos de se expressar. Rumores esparramando, a precisão de qual poderia ser duvidoso, é um exemplo muito bom. Cachorros vendendo em co-dono-navios como uns meios para controlar outros criadores são certamente outro. Outras linhas acusando de problemas genéticos enquanto sendo menos que completamente honesto sobre seu próprio ainda é outro. Em tudo, vai para o mesmo caroço de quem que nós somos. Nós sabemos direito erradamente de? Nós praticamos direito em todas as circunstâncias? Procriação de cachorro não é sobre aquele grande ganhe ou aquele grande vencedor. É com o passar do tempo sobre melhoria de raça, é sobre proteger uma raça. Muitos pessoas são à procura de algum amável de sinal do valor de ego deles/delas e eles pensam que eles obterão algum nível especial de respeito e honra se eles tiverem um vencedor grande. Procriação de cachorro é toda vida trabalho. É uma quantidade contínua de qual, não importa como depressa você quer se pôr no mapa," será no final das contas uma reflexão de seu verdadeiro caráter. Para inteligência, você não pode enganar tudo todo o tempo das pessoas.
Não há nenhuma honra" ajustando" realidade para lhe dar o aparecimento de alcançar algo você não tem. Politicking para ganha não fará seus cachorros qualquer melhor que eles são. Fingindo seus cachorros não os farão qualquer melhor que eles são. Você pode pensar que você pode enganar o mundo, mas você pagará o preço no final das contas. Ninguém quer ser um pretendente. E ainda, alguns dos piores pre-oferta são as pessoas que parecem se apaixonar com espalhar rumores sobre outras pessoas e cachorros. Estas pessoas moram em casas de copo e invariavelmente eles conhecem isto. A procriação de cachorros não está aproximadamente como você impressiona os vizinhos, seus semelhantes ou qualquer um outro.
É a expressão de seu amor de cachorros e sua perseguição pessoal criando uma arte. Você não pode mentir sobre a arte você cria; você não pode mentir para você.
Enquanto esta lista, eu estou bastante seguro, parece um sermão do monte, cerca as muitos armadilhas que nós caçamos os criadores enfrente diariamente. Alguns de nós somos equipados para navegar estas perturbações melhore que outros, mas todos nós podemos os navegar. Nós somos tudo testados de vez em quando, até mesmo o mais educado, que psychologically equilibraram, inteligente e honesto entre nós. Há tempos quando sentir muito melhor para entusiasmo alguém que foi danoso, controlar esses quem nós sentimos não têm a própria motivação, se tornar o ones que atraem a adulação. Só por pensamento cuidadoso e ação bem-considerada possa nós esperamos nos tornar as pessoas melhores e então os criadores de cachorro melhores.