SOBRE A DENTIÇÃO NO LABRADOR


CARTA DO MR. TRIQUET - PRESIDENTE DO COMITE DE STANDARS DA FCI, FALANDO A NOSSO PEDIDO SOBRE A DENTIÇÃO DOS LABRADORES

Esta Carta foi enviada a nós pelo Sr. R Triquet  (Presidente do Comitê de Padrões da FCI), em resposta a um contato telefônico feito com o mesmo na França, onde questionamos o fato de que alguns Juizes Brasileiros estariam penalizando a falta de dentes na raça Retriever do Labrador.

Primeiro segue a integra em inglês da resposta:

R Triquet -Lês Barris - 24212 Montagnee d´Auberoche - France

Friday, October 28 2002

Dear Mr. Rodrigues

I will try to answer the question you sent first to Mr. Y de Clercq, executive director of the FCI. I insist or may fact that my answer is personal and does not bind the FCI.

As President of the Standard Commitee of the FCI, i am supposed you answer only sent by national kennel club, "Bite" is not a scientific term. if refers to the relative position of teeth (upper and lower jaws) when the mouth is closed. 

Now, in the expression “scissor bite”, “level bite”, it means the relative position of scissors of the upper and lower jaws. The scissors close like the blades of a pair of scissors coming together. Please notice that pre-molar are not in contact when the mouth is closed. 

My personal opinion is the eliminate a dog for 1 pre-molars (P1) is missing is aimless, it is a true that british judges very seldom examine the pre-molars and the standard of your labrador retriever is british . 

Now, officially, the scientific commitee os the FCI is of the opinion that 2  P1 missing should not be considered to be a fault. 

Also, officially, in France, the Scientfic Comitee of the Societá Centrale Canine decide, for all dogs, that the lack of P1s (the four P1) should not be a token into account. 

My opinion is that you should put the question to you club and to the Brazilian Kennel Club. 

Your Sincerily, 

Mr. R Triquet

 

Nota: (Grifos, parênteses, e aspas do autor)

 

Segue abaixo a tradução fiel da correspondência acima:

 

R Triquet - Lês Barris - 24212 Montagnee d´Auberoche - France

 

Sexta Feira, 28 de Outubro de 2002

Prezado Sr. Rodrigues

Eu tentarei responder a pergunta que você enviou primeiro ao Sr. Y De Clercq, Diretor Executivo da FCI. Eu insisto no fato que minha resposta é pessoal e não ligada a FCI. 

Como Presidente do Comitê de Padrões da FCI, é suposto que está pergunta só deveria ser enviada por um Clube Nacional, "mordida" não é um termo científico, recorre à posição relativa dos dentes (superior e mandíbulas) quando a boca está fechada. 

Agora, na expressão “mordedura em tesoura”, “mordida nivelada”, significa a posição relativa das tesouras das mandíbulas superiores e inferiores. As tesouras fecham como lâminas, um par de tesouras que se aproximam. Por favor note que os pre-molares não entram em contato quando a boca está fechada. 

Minha opinião pessoal é que eliminar um cachorro pela perda de pré-molares (P1) é sem propósito. É verdade que um Juiz Britânico muito raramente julgando examina os pré-molares e o padrão de seu cão Retriever do labrador é Britânico. 

Agora, oficialmente, o Comitê Científico da FCI é da opinião que não deveria ser considerado que a perda de 2 P1  são uma falta. 

Também, oficialmente, na França, o Comitê Cientifico da Socidade Central Canina decidiram, que para todos os cachorros a falta de P1s (o quatro P1) não deve ser levado em consideração. 

Minha opinião é que você deveria colocar esta pergunta ao Kennel Clube do Brasil. 

Sinceramente, 

Sr. R Triquet

 

Nota: (Grifos, parênteses, e aspas do autor)

 

Seguindo a sugestão da Sr. Triquet, encaminhamos toda esta documentação a CBKC, para o Conselho Cinotecnico, bem com para o Conseho de Árbitros.

No momento estamos aguardando um posicionamento oficial.  

TRECHO DA ENTREVISTA CONCEDIDA AO LNG, PELA RENOMADA JUIZA E CRIADORA BRITANICA Mrs.  Carole Coode - WARRINGAH KENNEL - UK.

 O que você pensa sobre falta de dentes em cães e qual a importância que você dá para este item em seus julgamentos?

R : Falta de dentes! Em todo o lugar do mundo que segue o padrão da raça do país de origem, isto é, a Grã-Bretanha, e isto inclui todos os países filiados ao FCI, devem ler o Padrão cuidadosamente. EM NENHUM LUGAR AFIRMA DENTIÇÃO COMPLETA. Somente uma completa mordedura em tesoura. Então, eu nunca penalizo ausência de pré-molar. Eu penso que juízes que fazem isto estão errados, pois você terá um cão com toda a dentadura completa que, muitas vezes, não necessariamente parece-se com um Labrador. Eu sinto como você pode ver claramente este problema. É o cão como um todo que importa, não uma falha de dentes. Eu realmente escolheria um bom Labrador com falha de dente insignificante, do que uma boca completa num cão medíocre.

NOSSA CONCLUSÃO

Deste modo, podemos entender que não é correto EXIGIR uma dentição completa para um LAB, embora obviamente ela seja desejavel, porém um cão lindo não pode ser penalizado em pista pela falta de um P1, ou qualquer falta de pré-molar, e evidente que não desejamos no futuro ter uma raça com muitas faltas de dentes, mas não podemos analisar um cão começando pela boca, julgo de extrema IGNORÂNCIA  a atitude de alguns juizes que penalizam a falta de um simples P1, sendo para nós uma extrema falta de capacidade para julgar o que realmente interessa para a raça, como por exemplo textura de pelo, inserções de cauda, ombros, e outros problemas comuns na raça.

Roberto Rodrigues Junior

 

Saiba detalhes sobre a DENTIÇÃO E MORDEDURA