Faltas, Falhas e Virtudes no Ring


Por Mary Roslin Willians, criadora Inglesa de Labradores desde 1968, sendo uma autoridade em
Criação de Retriever do Labrador na Inglaterra e em todo o mundo.
Juíza Internacional, tendo julgado em mais de 30 paises pelo Mundo.

Agora nós vamos ver a questão dos juizes que julgam somente pelas faltas. Isto geralmente é considerado um erro. Juizes que julgam pelas faltas são considerados ruins e tratados com grande desprezo dentro da cinofilia européia e Mundial, sendo considerado pouco conhecedor por não ter capacidade para julgar de outro modo.

Há muita verdade nisto e eu sou uma que odeio este comportamento. Uma coisa para se lembrar quando se está julgando é que há faltas e há falhas, e elas não são necessariamente a mesma coisa. Basicamente as faltas são de caráter de construção, e as falhas são de caráter cosmético.

Um ombro vertical fortemente-carregado e curto é uma falta ruim porque põe uma tensão terrível nas pernas do cachorro, pés e espinha.

Posteriores fracos são mesmo uma falta, e estes eu estou bastante seguro deveriam ser penalizados pesadamente no ring, sem o estigma de julgar por faltas. Elas são faltas básicas e extremamente ruins. Mas uma orelha um pouco larga é uma falha. Realmente não vai prejudicar o cachorro de forma alguma, também um olho um pouco claro é uma falha, como também é quando o mesmo é muito escuro, um juiz não pode condenar um cachorro bom por algo tão inofensivo, a falta de um ou dois P1 não vai fazer diferença nenhuma ao recolher a caça, visto que o Labrador tem que ter a boca-macia.

Eu penso que há faltas que deveriam ser penalizadas no ring. Em outras palavras se o cachorro é bom o bastante e eu enfatizo isto, seguramente umas falhas podem ser perdoadas com o pensamento "Que azar... se não fosse essa Falha ele seria quase perfeito".

Uma real falta, ruim para a raça, que poderia prejudicar, ou poderia impedir o cachorro de exercer sua condição de trabalho deve ser penalizado dentro do ring. Eu Notei durante muitos anos de julgamento que enquanto você acha falhas na exibição de um criador de topo, você raramente acha uma das faltas principais. Estes cães foram cuidadosamente selecionados e descartados de sua criação, o cachorro do expositor de topo é corretamente acabado, com muitas virtudes para gratificar, como um pescoço coroado, um lindo focinho, um rabo deslumbrante ou uma cabeça fixadas no pescoço atraentemente.

Se o plano geral do criador de topo é ter o mais alto nível de qualidade, eles podem dispor de receber e somar estas gratificações de virtude e encanto seguramente. Mas freqüentemente estas coisas não são considerados ou notados pelo juiz comum, até mesmo a nível de espetáculos de Campeonato. Estes são os atributos que vão fazer realmente um grande criador, e sem reconhecimento eles vão permanecer comums. Assim enquanto eu repugno o Julgamento pelas faltas, principalmente aquele que conta falhas como faltas e penaliza coisas que realmente não importam pesadamente, eu sinto que as reais faltas deveriam ser penalizadas pesadamente. É a diferença entre o construcional ou falta congênita, e o puramente cosmético ou falha convencional. Porem o que tenho visto são em exposições gerais de beleza os juizes serem muito rigorosos com falhas, que deveriam ser somente considerados em um julgamento especializado, onde o juiz evidentemente tem que ser muito mais severo. Um uma Exposição geral podemos ter um grande cachorro com um falha ou duas e você reconhecer isto, e apesar destas falhas ele ser o melhor apesar destas falhas. Mas em seu próprio canil estas falhas se ignoradas semeará com o tempo. Uma falta ruim ou deve ser penalizada no ring ou em casa.

As coberturas são um fator importante, se você tem a maioria das cadelas visitantes dele de beleza média, os filhotes resultantes sempre serão ligeiramente menos bons que o seu cachorro e não irão, como ele, fazer tanto sucesso. Em seu canil você pode criar falhas muito facilmente, escurecendo ou clareando olhos ou adquirindo orelhas menores, mas uma real falta foi fixada em sua criação anos átras. Assim em casa você tem julgar por defeitos (faltas), tem que também reconhecer as falhas, as falhas semearão para cima e precisarão de consertos no futuro, mas você não deve perdoar as reais faltas simplesmente porque você os passará para outras pessoas com seus padreadores e por seus filhotes.

Assim uma das coisas que eu acho ao julgar, como eu disse, é que enquanto os criadores bons mostrarão um cachorro defeituoso, e isso é bom de outros modos, o cachorro do criador de topo não terá nenhuma falta básica, embora realmente com certeza tenha falhas.

E acrescento aos padrões do criador de topo também terá o equilíbrio, beleza, qualidade, que são os carimbos oficiais de um criador de topo.

O Labrador é como nós conhecemos um cachorro canadense, qualquer de suas origens antes de se instalasse em Newfoundland, são incertas. Era de tamanho médio, pelo curto, ativo e pesado, sendo usado para trabalhos na agua. O pelo era denso, o cachorro inteiro robusto.

Era um caráter mais adaptável, e ele foi muito depressa levado para a Europa pelos desportistas ingleses e escoceses. Em muitas formas ele mudou muito pouco nestes 130 anos, desde que foi adotado primeiro como um grande cachorro de caça, ainda é a raça mais popular para a caça esportiva.

Mas hoje em dia um grande número de pessoas não os querem em uma prova de caça, e sim para os te-los em casa como cão de compania. Os criadores de topo, e realmente quase todos os criadores a qualquer nível estão criando para espetáculo, embora sempre há uma cunha das pessoas que tentam criar um bom cão para trabalho, estas pessoas são poucas e estão se pondo cada vez em menores quantidades. Me deprime pensar que a maioria vasta de Labradores é criada para produzir cachorros de espetáculo, que são produzidos cachorros de espetáculo e assim por diante ad infinitum sem qualquer meta adicional em mente.

Este círculo vicioso de criar cães para espetáculo, esta gana para criar cachorros de espetáculo, me preocupa muito porque nós estamos corroendo as qualidades requeridas em uma Labrador. Cada vez menos as pessoas realmente sabem ou até mesmo se preocupam com as exigências atuais de um real cachorro de trabalho e os fundamentos são ofendidos e ignorados. Um exemplo disto é a perda em muitos cães do sobrepelo, o sobrepelo é um os pontos mais importantes em um Labrador e especificamente descrito no Padrão da raça. Uma verdadeira pelagem inclui pelo e sobrepelo, porem um pelo liso, sem sobrepelo é mais bonito no visual, e o que vemos e que muitas vezes e este cão que ganha nos espetáculos.

Outra heresia na que está acontecendo, simplesmente por causa dos espetaculos, está em portar a cauda alta. Em meus dias jovens com Labradores foi considerado que o rabo tem que ser levado nivelado com a parte de trás. Isto para estar de forma que o rabo possa ser usado para equilibrar o cachorro ao nadar.

Há uma cláusula porém no Padrão que o rabo pode ser levado gaily (contente). Assim a implicação era que há uma pergunta a ser respondida e que o Padrão resolve o argumento. Porém muitas coisas mudaram agora de forma que isto é levado que o rabo deveria ser levado pelo menos ao nível da parte de trás, mas preferivelmente ligeiramente mais alto, assim o cachorro com um rabo perfeitamente bom que leva o rabo mais baixo do que é considerado é visto como se a parte de trás (inserção de cauda) está incorreto.

Os criadores velhos diziam que ao fotografar uma Labrador, o rabo mostravasse sempre baixo quase entre as coxas, que perfeitamente estavam em ordem, e olhando para as fotografias velhas a pessoa pode ver que isso era a norma. A foto hoje em dia é tirada sempre com o rabo estendido e é considerado tanto que qualquer outra forma deteriora a fotografia.

Assim com os tempos os espetáculos ditam moda.

Afortunadamente para a raça, entretanto, nós ainda temos aos juízes de topo que conhecem o que uma Labrador deveria ser e embora eles julguem menos e menos, como nós criamos mais adiante e mais adiante longe do aspecto de trabalho, eles ainda podem nos passar o que é direito e o que é errado. Meu medo é que um dia quando esta ignorância completa do funcionamento de um Labrador se espalhe, tenho muito medo porque este tempo triste está se pondo cada vez mais próximo. Há um reservatório vasto de ignorância e como em qualquer coisa infectam outros e outros como se fosse uma epidemia. Em vez de pensarem e descobrirem o que realmente vai fazer um Labrador bom, muitos pessoas sucumbem a esta ignorância, e ficam lendo e relendo o Padrão, interpretando do modo deles, ao invés de tentar entender o funcionamento da raça, descobrindo o que realmente é desejado e necessário para a raça.

O Criador Ignorante não tem nenhuma vantagem nisto, só o real conhecimento, freqüentemente adquirido a duras penas é que vai levar você a um pódio.

Leia, olhe e escute, mas acima de tudo pense para você mesmo. É necessário ter um tipo de Labrador em sua cabeça. Esta forma e tipo devem ser seu ideal, sua pontaria e sua meta e você têm que aderir a isto por grosso e têm que por fora qualquer coisa que outros criadores dizem e os juízes dizem e fazem.

Ao aderir a este ideal você deve ser capaz a analisar isto e tem que perceber claramente por que você quer esta forma particular e tipo. Você nunca vai poder alcançar isto precisamente, assim você tem que poder pesar para cima as faltas e as virtudes para ser capaz de reter os pontos bons enquanto tenta alterar o não tão bom.

As virtudes diferirão de uma pessoa a outro, mas são essencialmente absolutas, qualidade contudo com substância, ambos os tipos de equilíbrio, inteireza. Sem estes seu cachorro não alcançará o topo. Acrescentado a estes é beleza de linha, expressão, pelo, rabo de lontra, simetria, bom coloração de olhos, forma de orelhas, fonte de costela e outras virtudes que diferem de um criador para outro.

É muito mais difícil de aprender virtudes positivas e do que aprender a enxergar as faltas, simplesmente porque as pessoas ouvirão faltas discutidas desde o princípio e analisarão prontamente, especialmente ao lado do ring, considerando que poucas pessoas mencionam os pontos bons extras.

Eu sempre me lembro do recente Bridget Docking (Ballyduff) em que observei no fato que um certa cadela tinha jarretes curto, como as cabeças viraram para olhar para nós, não à cadela. Depois muitas pessoas surgiram e perguntaram o que nós tínhamos querido dizer. Isto como uma virtude positiva era novo a eles e eles não souberam o significado das palavras literalmente. Eles tinham levado há pouco isto que colocação do jarrete era uma coisa igual em todos os cães e nunca tinha pensado de julgar isto como uma falta ou virtude.

A maioria vasta de criadores não sabe ou entende sobre ombros. Alguns nunca aprendem a diferença entre os vários tipos de ombros ruins. Mas talvez a mesma última coisa que eles aprendem é boa ou um jarrete ruim. Realmente eles raramente sabem o significado da palavra, como é evidenciado nas numerosas críticas por juízes de Campeonato que falam de um jarrete curto.

Porém, tal ignorância persiste e é passada de boca para declamar, estes erros que constantemente são há pouco alguns aquele ouve e lê. Eles e outros como eles são um bloco tropeçando grande criando Labradores.

As classes são tão enormes em um espetáculo que a ênfase na perícia de apresentação é essencial este recurso no ring. Isso pode ser chamado de uma exibição alegre é considerado altamente desejável, adoro ver um cão que esta feliz, que sorri de orelha a orelha, salta para cima e para baixo fixamente em seus pés e olhares a sua mão ou o bolso que contêm sua isca, para mim uma virtude, em cima do cachorro mais quieto. E eu não estou surpreso com isto, porque a exibição alegre irá se mostrar necessário, e realmente necessário para algumas das classes grandes pelas quais eles têm que estar se mostrando. Qualquer coisa de 15 a 30 ou 40 cachorros podem estar em uma classe e como um juiz rápido leva 1 minuto e ½ por cachorro, e muitos de nossos juízes de Campeonato sempre atrasados em seus julgamentos, desde modo um show é esperado, o cão tem que ser notado. Labradores feliz sim, eu amo ver uma classe de bem, se mostrando, cachorros bonitos continuamente com temperamentos bons todos se comportando e observando amorosamente seus Handlers

Minha lista pessoal de Faltas e Failings

Ao julgar que eu me acho ordenando as várias faltas e falhas em três categorias, embora eu tenho que dar ênfase novamente que estas são completamente minhas próprias exigências pessoais, outros juízes podem ter pontos de vista diferentes.

Faltas apavorantes para as quais eu penalizo o extremo.

Temperamento ruim de qualquer tipo. Ectrópio ou Entropio ruim. Pescoço curto, grosso. Ombros verticais pesados. Ombros diretos, cotovelos diretos, Posteriores fracos, magros. Pés planos magros. Anteriores magros fracos. Sem sobrepelo. Não cubra coveringthe cachorro inteiro i.e. o dentro dos flancos e debaixo da barriga que não está coberto com o verdadeiro casaco dobro. Jarrete de Vaca. E movimentação tipo remada.

Faltas leves ser penalizado.

Pouca Massa de focinho. Olhos pretos. Olhos fundo-fixos muito pequenos ou redondos. Focinho muito curto. Carranca. Expressão dura. Crânio estreito. Cabeça exagerada muito grossa. Cotovelos para fora. Tórax muito estreito ou muito largo. Ombros carregados. Falta de osso. Círculo grande pés grossos. Pés de lebre. Rabo magro longo. Pelo muito duro ou muito macio.

Falhas que devem ser levadas em conta.

Crânio de Flattish. Cabeça clara. Falta de Stop ou muita Stop. Prato-face leve. Amordace muito fundo ou muito raso. Olhos ligeiramente muito escuro ou amarelo. Orelhas pesadas grandes, orelhas de overlong. Orelhas não armando corretamente. Pescoço magro ou garganta frouxa pesada. Falta leve de profundidade de peito. Rabo pequeno longo ou curvo .Pelagem muito longo ou muito curto contanto é de textura correta. Declive de anca em cima de rabo, ou rabo fixou muito baixo (não a mesma coisa). Rabo levada bastante muito alto. Dificiência muito leve ou falta de temperamento, real timidez.

Novamente eu tenho que enfatizar que estas listas de ódio, antipatias e desaprovações são somente minhas. Outros criadores e juízes terão as próprias listas deles/delas dependendo freqüentemente das características que foram um bicho-papão nos próprios canis deles/delas. Se você teve um historico de criar cachorros nervosos ou tímidos, por muito tempo depois você será, ao julgar, extra duro no cachorro que recua longe de sua mão, lhe dando só um exemplo.