O Canil Summer Storm, afirma através deste documento publico que é comprometido com a preservação da magnificência raça Retriever do Labrador, sem contudo explorá-la comercialmente, também é digno de registro que qualquer pessoa que seja proprietário e cães de nossa criação deve por obrigação seguir os mesmos conceitos e ideais preconizados pelo Canil Summer Storm, e assim como parte deste código de éticas, decidirem corretamente, e com responsabilidade sobre procriação, shows, conduta pessoal, tão como a representatividade da raça na sociedade cinofila.

 Responsabilidades do criador e dos proprietários:

 ·         Ler e se familiarizar com o Padrão da Raça do Retriever do Labrador.

 ·         Apoiar e cumprir em sua totalidade as regras das Entidades Cinofilas Nacionais, tais como a SOBRACI - Sociedade Brasileira de Cinofilia e a CBKC - Confederação Brasileira de Cinofilia, bem como da FCI – Federação Cinologica Internacional (Bélgica) e a FCM - Federação Canina Mundial

 ·         Assumir a responsabilidade de manter os melhores possíveis padrões de alimentação, saúde, cuidados veterinários, e demais cuidados para todos os cães retriever do Labrador que estiverem sob seu cuidado.

 ·         Sempre se comportar em qualquer tipo de evento cinófilo, de forma digna, não denegrindo a raça Retriever do Labrador, perante a CBKC e toda comunidade cinofila, tais como criadores de outras raças.

 ·         Se conter de fazer críticas públicas ou difamar outros criadores ou seus cachorros, como também outros cães e proprietários/criadores de outras raças.

 ·         Nunca conscientemente deixar em poder um Labrador com pessoas que não proveriam cuidado formal e humanitário para o cachorro.

 ·         Jamais vender um filhote para Pet-shop, ou oferecê-los através de Sites de relacionamento (orkut, etc...).

 ·         A Raça Labrador só se manteve por mais de um século com esta qualidade em função da responsabilidade e cuidado dos criadores sérios e comprometidos, que jamais estimularam a criação caseira, e eventual, ceder acasalamentos a meros proprietários que não tem compromisso nenhum com o futuro da raça certamente não é a melhor forma de preservar a raça.

 ·         Manter a habilidade natural e personalidade do Labrador para cumprir com sua função original, ou seja, um cão de trabalho, um cão esportivo.

 ·         Só criar uma ninhada, quando possuir 100% de certeza que tal procriação resultará em melhoria ou preservação das qualidades inerentes na raça. Antes de qualquer procriação, os donos da cadela e do macho deverão prover um ao outro informação precisa e completa sobre o cão deles, não omitindo e nem mentindo sobre defeitos ou problemas genéticos que podem advir desta procriação, ou sequer de alguma característica indesejável que possa surgir.

 ·         Criar só com cães certificados Isentos de doenças de articulação, “Displasia de Quadril”, e com resultado negativo para Brucelose, sempre que possível aplicar também o exame de PRA, certificando os reprodutores serem livres de Atrofia Progressiva de Retina.

 ·         Nenhuma cadela deverá criar antes da idade de dois anos ou do Terceiro cio, isso para permitir maturidade sexual e física da mesma, também e de bom senso que fêmeas não criem duas vezes no período de 12 meses, e nem tenham mais de 5 ninhadas durante sua vida.

 ·         Filtrar todos os possíveis compradores para assegurar que cada filhote terá uma casa segura e amorosa. O criador apresentará cada filhote com precisão e honestidade ao comprador fornecendo aos interessados informações seguras e precisas sobre possíveis problemas genéticos que podem advir dos ancestrais, como também fazer prova de que seus animais gozam de saúde plena, exibindo, por exemplo, exames de sangue regulares (Hemogramas), e um rígido controle de des-vermifugação.

 ·         Ao entregar um filhote, prover o novo proprietário de muita informação a respeito da raça e de detalhes importantes de manejo, como por exemplo, sobre alimentação, qualidade da alimentação e primeiros socorros.

 ·         Não entregar Jamais aos novos proprietários filhotes com menos de 8 semanas de idade.

 ·         É recomendado que o comprador seja advertido que um filhote de 8 semanas, nunca pode ser vendido como um filhote “show Quality”, pois se trata naquele momento de apenas uma promessa, e nada mais, mesmo criadores experientes não conseguem jamais atestar que um filhote de 8 semanas será um grande campeão.

 ·         Aceitar a responsabilidade por esses animais que são resultado de sua criação e estarão algumas vezes em risco de serem abandonados, em falta de salvamento, ou abrigue este animal, ou ache um novo lar para ele.