ESTAR DENTRO DO PADRÃO RACIAL, ISSO É SER TIPICO!


Estar dentro do padrão racial, isso é SER TÍPICO...., e deve ser o ÚNICO - TIPO a ser criado e DESEJADO pelos criadores, só existem dois TIPOS de labrador, o BOM e o RUIM, abaixo comentaremos o padrão racial do labrador, tendo como modelo de TIPICIDADE, o nosso AL PACINO e depois mostraremos os defeitos comuns encontrados na raça.

UM LABRADOR TÍPICO DEVE SER (TER), E NÃO PODE E NÃO DEVE:


APARÊNCIA GERAL: muito ativo, de constituição robusta e tronco curto; o crânio é largo; o peito e as costelas são largos e profundos; lombo forte, assim como, os posteriores.

Logo, um Labrador TÍPICO  não pode ser "paradão..." tem que ter ATITUDE,  e demonstrar ser ATIVO, afinal de contas é um cão de esporte!!!! tem que SER ROBUSTO, TER TRONCO CURTO, CRÂNIO LARGO, PEITO E COSTELAS LARGOS E PROFUNDOS.


CARACTERÍSTICAS: bom temperamento, muito ágil; excelente faro, cuidadoso ao recolher a caça (boca macia); vidrado por água. Companheiro dedicado, de fácil adaptação ao meio.

Novamente.... ÁGIL...!!!! ATIVO!!!!


TEMPERAMENTO: Inteligente, perspicaz, obediente, com forte desejo de servir. De natureza gentil, sem qualquer indício de agressividade ou da indesejável timidez (falta de coragem).

Experimente bater o pé na frente de alguns, eles imediatamente se recolhem com medo!!! são medrosos...


CABEÇA E CRÂNIO: largo com stop bem definido. Contorno bem delineado, sem ser bochechudo. Maxilares de comprimento médio, poderosos e não afilados. Trufa larga, com narinas bem desenvolvidas.

A cabeça deve ser proporcional ao corpo, tanto nos machos quanto nas fêmeas. cabeças desproporcionais tanto pequenas quanto as exageradamente grandes devem ser penalizadas.


OLHOS: tamanho médio, de cor marrom ou avelã, com expressão inteligente e bom temperamento.

Os olhos não podem ser em hipótese nenhuma REDONDOS, tem que ter expressão inteligente e docil, olhos MUITO ESCUROS dão aparencia de cão BRAVO.


ORELHAS: de tamanho médio, de inserção, preferivelmente, bem para trás, portadas caídas rente às faces, sem ser pesadas.

Orelhas pesadas são uma falta gravíssima.


MAXILARES: os maxilares e os dentes são fortes, com a mordedura em tesoura perfeita, regular e completa, isto é, os incisivos superiores sobrepõem-se aos inferiores em contato justo e inseridos ortogonalmente aos maxilares.

Mordedura em torques ou prognata é falta gravíssima.


PESCOÇO: forte, robusto e sem barbelas, inserido em ombros bem acoplados.

Tem que ter pescoço, caso contrario é uma falta.


ANTERIORES: ombros inclinados e escápulas longas. De qualquer ângulo, os membros anteriores apresentam uma ossatura bem desenvolvida e reta, desde os cotovelos até o solo.

Ou seja, os aprumos tem que ser perfeitos, não pode por PATA PARA FORA, E NEM PARA DENTRO, movimentando deve ter movimentação LIMPA E CORRETA, sem expulsar cotovelos, que na maioria das vezes e um defeito decorrente da colocação errada da escapula.


TRONCO: peito de boa largura e profundidade, com costelas arqueadas em barril. Linha superior nivelada. Lombo largo, curto e forte.

LOMBO LARGO, CURTO E FORTE... principalmente CURTO... o labrador não pode ser um cão longo, porque tem TRONCO E LOMBO CURTOS....


POSTERIORES: bem desenvolvidos. Garupa bem desenvolvida, sem inclinação em direção à cauda. Joelhos bem angulados. Jarretes de vaca são, altamente, indesejáveis.

JOELHO BEM ANGULADO, um bom lab tem uma boa angulação de POSTERIOR, cães sem angulação não se movimentarão com eficiência, e nãp tem propulsão.


PATAS: redondas, compactas; dígitos bem arqueados e almofadas plantares bem desenvolvidas.

DEDOS abertos, e achinelados devem ser penalizados.


CAUDA: característica da raça, conhecida por "cauda de lontra": muito grossa na raíz, adelgando gradualmente para a ponta, comprimento médio, sem franjas, completamente revestida por uma pelagem curta, espessa e densa, conferindo uma aparência roliça. Portada alta, mas sem enroscar sobre o dorso.

CAUDAS que levantam exageradamente, ou seja mais de 45º acima da linha do dorso, ou que não tenham pelagem dupla, sejam compridas, ou finas, devem ser penalizados gravemente, a cauda PODE SER PORTADA ALEGREMENTE, ou seja um pouco acima da linha do dorso, mas NUNCA EM PÉ, na movimentação ele deve PERMANECER SEMPRE NA LINHA DO DORSO!!!!


MOVIMENTAÇÃO: com desenvoltura e cobertura de solo adequada. Os anteriores e posteriores realmente alinhados.

COM DESENVOLTURA...., cobertura de solo!!!!! ou seja ele é um SPORTING DOG, e deve movimentar-se sem esforço, fluentemente..., a movimentação nos labs e IMPORTANTÍSSIMA, cães que não cobrem solo, não se movimentam com desenvoltura, tem defeitos de construção gravíssimos!!!!


PELAGEM: Outro aspecto característico da raça. Curta e densa, com ligeira aspereza ao toque, sem ondulações ou franjas; subpêlo resistente às intempéries.

Curta e densa, sem ondulações, e com subpelo, estes três aspectos são no nosso entender os mais importantes com relação a pelagem, A PELAGEM NÃO PODE APRESENTAR ONDULAÇÕES, isso é ERRADO, nos amarelos é comum a ausência de SUBPELO, e nos pretos é comum PELOS ONDELULADOS, muitos dos cães que apresentam pelos ONDULADOS, aparentam ter pelagem abundante, mas não possuem SUBPELO, o PELO TEM QUE SER CURTO!!!!!!!!! DENSO!!!!!! SEM ONDULAÇÕES!!!!!!!


COR: totalmente preto, amarelo ou fígado/chocolate. A gama dos amarelos vai desde o creme claro ao vermelho (da raposa). Permitida pequena mancha branca no peito.

Na pratica!!!! isso é um labrador TIPICO....

Apoio: