NOVO REGULAMENTO - RANKING CBKC - 2007


SISTEMÁTICA PARA A PONTUAÇÃO DO RANKING

DE CÃES DE RAÇA - CBKC 2007

 Art. 1º - Fica instituído o Ranking Nacional de Cães de Raça - CBKC no ano de 2007.

Parágrafo único - Poderão participar todos os cães devidamente registrados na CBKC, nacionais e importados, dentro dos regulamentos vigentes, respeitando-se os prazos para registro CBKCE.

Art. 2º - Fica instituído o Ranking Regional de Cães da CBKC no ano de 2007, para cada estado, cujos critérios de pontuação serão idênticos aos do Ranking Nacional, com a única ressalva de que, para cada estado, serão considerados os pontos das exposições organizadas pelos clubes daquele estado, independentemente da origem do cão ou de seu proprietário.

Art. 3º - São válidas para a contagem de pontos dos referidos rankings todas as exposições gerais realizadas por clubes ecléticos e/ou federações do Sistema CBKC, constantes no Calendário Oficial, dentro do ano em curso, bem como as exposições especializadas de raça realizadas por clubes ecléticos, federações ou clubes e associações especializadas de raça.

Parágrafo 1º - Para efeitos do ranking, não será considerada a pontuação de cães obtida em exposições cujas entidades promotoras filiadas ao sistema não enviarem para a CBKC as planilhas originais e catálogos nos prazos por ela estabelecidos ou que não estejam quites com suas obrigações, inclusive o pagamento das taxas devidas aos responsáveis pelo sítio que processará e divulgará os resultados das exposições;

Parágrafo 2º - Para efeitos do ranking, também não serão consideradas as exposições realizadas por clubes que não estiverem quites com o pagamento das taxas devidas aos responsáveis pelo sítio que processará e divulgará os resultados das exposições;

Parágrafo 3º - As exposições especializadas de raça somente contarão pontos para o ranking da raça em questão, não acumulando, portanto, pontos para os rankings de grupo e geral;

Parágrafo 4º - Não serão computadas mais de 02 (duas)  pontuações  concedidas ao exemplar, pelo mesmo árbitro. Em caso de mais de dois julgamentos do exemplar pelo mesmo árbitro, assegurar-se-á  ao exemplar as duas maiores pontuações assim concedidas, durante o ano.,

Art. 4º - Não serão válidas para a contagem de pontos as exposições informais, tais como exposições regionais e mostras de qualificação ou “matches”.

Art. 5º - Não serão válidas para a contagem de pontos as exposições que imponham qualquer restrição a participação de cães das raças homologadas pela FCI. Assim, exposições do tipo incentivo a criação nacional, Euro Dog Shows, para campeões e outras do gênero não terão seus pontos computados no ranking.

Parágrafo 1º - No caso de participação de um mesmo exemplar, concomitantemente, em mais de uma exposição em um final de semana, no qual uma delas seja realizada em mais de  um dia, com divisão de julgamento de grupos pelos dias de exposição, e outra em apenas um dia, sem a mencionada divisão, o exemplar terá computado , para efeito deste ranking, somente a maior pontuação obtida, dentre aquelas obtidas nas  exposições freqüentadas.

Parágrafo 2º - A restrição prevista no parágrafo anterior não se aplica ao exemplar participante de mais de uma exposição, ainda que no mesmo final de semana, que se realizem, integralmente, em apenas um dia.

Art. 6º - Fica instituído o sítio Internet DogShow, www.dogshow.com.br  como veículo oficial para divulgação dos resultados do Ranking de Cães de raça – CBKC (nacional e estaduais).

Parágrafo 1º - Somente serão computados os pontos das exposições que tiverem seus resultados digitados pela entidade promotora filiada ao sistema CBKC no software DogShow para informatização de eventos e cujo banco de dados for remetido aos responsáveis pelo referido sítio, dentro dos critérios por ele estabelecido.

Parágrafo 2º - Os resultados e respectivos pontos das exposições divulgadas no DogShow somente serão considerados como definitivos após o envio das planilhas originais e catálogo do evento para a CBKC, para análise e autorização. Até que isto ocorra o evento deverá ser exibido pelo DogShow como sujeito a confirmação da CBKC.

Parágrafo 3º - Na ocorrência de alguma irregularidade com relação a documentação, erros em resultados, erros de digitação ou outras, quando o catálogo já houver sido remetido à CBKC, somente ela, poderá determinar a exclusão de um evento do ranking ou modificação da pontuação.

Parágrafo 4º: Na inscrição de um cão em uma exposição está implícita a aceitação por parte de seu proprietário da divulgação dos resultados e da pontuação obtidos nos veículos que a CBKC determinar.

Art. 7º - A contagem de pontos dos cães será pelo número total de cães batidos constantes das planilhas, ou seja, o somatório de pontos obtidos na raça, grupo e finais de exposição.

Parágrafo 1º - Cada exemplar presente receberá um ponto de bonificação em cada exposição da qual participar;

Parágrafo 2º - Na raça, além do ponto de bonificação, será computado ao ganhador da raça o número de exemplares presentes no julgamento de raça (conforme Mapa de Resultado Geral de Exposição) menos um (ele próprio);

Parágrafo 3º - Para o grupo (até 4ª colocação) a mesma sistemática será adotada, ou seja, o ponto de bonificação mais o número de exemplares das raças integrantes do grupo menos 1, menos 2, menos 3, menos 4 respectivamente;

Parágrafo 4º - Para os Bests in Show idem (do 1º ao 5º), além do ponto de bonificação, o total de cães participantes na exposição menos 1, menos 2, menos 3, menos 4 e menos 5, respectivamente, conforme a classificação que venha a ser obtida no final;

Parágrafo 5º - A metodologia para pontuação obtida por um cão será a mesma nos rankings geral, de grupo e de raça, acumulando todos os cães por ele batidos em toda a exposição, sendo que, somente para o ranking de raça também serão contados os pontos de exposições especializadas de raça;

Art. 8º - As contagens de todos os pontos não serão cumulativas. Somente valerão os pontos obtidos pelo número de cães batidos.

Art. 9º - Somente as classes que concorrem entre si serão consideradas para efeito de cães batidos. Desta forma, o Ranking de Cães de Raça - CBKC (nacional e estaduais) será dividido em três modalidades:

· Ranking de Promissores, no qual concorrem os cães da classe Filhote

· Ranking de Jovens, no qual concorrem os cães da classe Jovem

· Ranking de Adultos, no qual concorrem as demais classes e a classe jovem, que também participa da disputa de melhor da raça

Parágrafo único: os pontos obtidos por um cão no Ranking de Promissores não serão contados para os Ranking de Jovens e Adultos, quando esta mudança ocorrer durante o ano; assim também ocorrerá com os pontos obtidos no Ranking de Jovens, que não serão contados para o Ranking de Adultos.

Art. 10º - Serão anunciadas as seguintes colocações:

· 10 Melhores Cães do ano

· 10 Melhores Cães de Criação Nacional do ano

· Melhor Cão de Cada Estado

· 1º Melhor Cão de cada Grupo do ano

· 1º Melhor Cão de cada Raça do ano

· 10 Melhores Promissores do Ano

· 10 Melhores Jovens do Ano

Art. 11º - Para efeito de divulgação geral, as Entidades participantes do Sistema CBKC, publicarão o presente Regulamento nos Catálogos de seus eventos.

Art. 12º - Para os eventos realizados pela CBKC o cômputo da pontuação será em dobro.

Art. 13º - As dúvidas e casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Diretoria da CBKC