"SOLON' CONQUISTOU MUITO MAIS QUE UMA VITÓRIA NOS EUA...

ELE CONQUISTOU A ADMIRAÇÃO E O RESPEITO DE CRIADORES AMERICANOS!


    "Algo muito especial, foi o que ocorreu neste ultimo fim de semana! Motivo de orgulho para todos os Brasileiros que admiraram e amam verdadeiramente a Raça Labrador. Antes de narrar nossa agradável viagem não posso deixar de relatar para vocês como tudo se desenhou, desde o principio do ano passado, culminando até o evento do ultimo fim de semana, espero que a leitura seja agradável e que compartilhem conosco como amantes da raça dessa bem sucedida iniciativa.

Roberto Rodrigues"

    Há cerca de 1 ano e meio atrás eu estava em Montevidéu (Uruguai) competindo com nossos Labs, no decorrer dos julgamentos foi impossível não notar um macho preto na classe jovem que chamava muito a atenção, não foi difícil descobrir que tratava-se de um cão Brasileiro, com Donos Brasileiros, e que lá estavam acompanhando aquele jovenzinho que debutava nas pistas internacionais. Fato e que foi naquele dia que eu conheci o Solon, um Jovenzinho que já se destacava nas pistas.

    Sem se importar com formalidades Marcia (Proprietária do Solon) apresentou-se, elogiou nossos cães, e não simplesmente por educação ou por ser politicamente correto, eu também elogiei seu jovem, que encheu-me os olhos desde que o vi.

    Passaram-se meses e aquele ainda jovenzinho já competindo com os adultos esteve em sua primeira exposição em São Paulo, a da Fecesp no inicio de 2009, lá voltamos a se encontrar durante dois dias de exposição inteiros, e ai tivemos a oportunidade de conhecer melhor Marcia e Fabio. De cara ficou claro para nós, eles eram apaixonados pelos labs como nós, centrados, independentes, e nos passaram uma excelente impressão. Naquele fim de semana, dividimos os louros, Pitu e Solon venceram a maioria das Raças.

   No decorrer dos meses seguintes tivemos a oportunidade de conhecer melhor Marcia e Fabio, e como criador de fato, admirador de cães que possuem qualidade, logo encomendei uma filhinha de Solon, fato que de forma bizarra incomodou algumas pessoas (só para não deixar desapercebido).

      Os laços foram se estreitando, e meu crescente interesse por esse cão foi aumentando, sendo que não é segredo que eu passei a torcer por ele, é possível que Marcia e Fabio nem se recordem, mas no inicio do ano eu disse a eles que eu não iria fazer Ranking com nenhum macho, pois “até que enfim havia surgido um belo cão” um exemplar que merecia ganhar o ranking, não só por suas qualidades, mas também pela simpatia, simplicidade e caráter de seus donos.

    Já fazia algum tempo que eu pretendia expor um cão em Potomac, tinha planos nesse sentido com "Bob", mas o destino não permitiu, fui obrigado a esperar mais um pouco, e em Junho desde ano eu já havia decidido que eu ia a Potomac novamente, desta vez com um ou dois cães,  em conversas com a Marcia e Fabio surgiu a possibilidade de levar o Solon, e eu confesso isso me deixou muito excitado, pois sabia que se isso se confirma-se eu estaria indo para uma exposição bastante competitiva, mas com um cão muito competitivo.

    Recebi um sinal verde, Marcia e Fabio confiaram a mim esse missão, e sem alarde no ultimo dia 21 eu e Solon partimos numa viagem aos EUA, não com o propósito simples de ganhar algo, mas principalmente com o propósito de afirmar a qualidade dos cães Brasileiros, caminho tambem já percorrido pelos criadores Alexandre Chanan e Daniel Oliveira, que sem colocar seus cães na mão de tops americanos conseguiram resultados excelentes, o que sem duvida não confundem os méritos, pois lá como aqui um cão na mão de um top é um cão na mão de um top, se é que me entendem.

    Na quinta, um dia antes da expo eu e Solon tivemos um dia cheio, tivemos de fazer uma visita ao veterinário para emissão do IHC, depois ir ao USDA, já que era o único dia útil disponível para tal, pois no dia seguinte (sexta) íamos competir, e assim o dia passou, fomos dormir cedo, cansados... e já no dia seguinte estávamos ansiosos pela nossa estréia em Potomac.

    A minha preocupação principal, foi a de mostrar respeito pelos nativos, não fui lá para ganhar exclusivamente e sim para mostrar Solon, evidente que se a vitória em pista viesse ela seria muito comemorada, mas sabemos que as coisas não funcionam bem assim, no entanto o profissionalismo e o amor pela arte de apresentar, aliado a um cão de notável qualidade fez com que nos não passássemos desapercebidos, era evidente nos rostos o interesse pelo cão, e assim antes de entrar em pista nos já sabíamos que a viagem já tinha valido a pena.

    Na classe, tínhamos excelentes cães, e apos uma primeira criteriosa avaliação a Juíza passou junto aos cães, dizendo em alto e bom som em inglês... “Gostei deste.. deste...” apontando para os cães, e sem surpresa, ela apontou para Solon e nos puxou para o outro lado da pista, já fazendo um corte agradecendo os demais cães, nova avaliação completa, e para nossa surpresa e a de muitos dos presentes nós não ganhamos. Não existe motivo para esconder que fiquei desapontado e magoado, pois não que os outros cães fossem de má qualidade, exceto um deles, enfim... mas tínhamos consciência antes de sair de pista que havíamos dado um “show”, havia sido uma apresentação exemplar, mas a opinião do juiz e definitiva e irrecorrível, e além do mais não se trata de uma sentença de morte, como comentei outro dia, cinofilia e um esporte para sádicos, logo cumprimentei amistosamente a Sra. agradeci, e retirei-me da pista como os demais.

    Se por um lado as pessoas desejavam consolar-me, por outro lado os comentários a principio me deixaram ainda mais magoado, porque confirmaram as minha impressões, ou seja de que o cão estava lindo e que merecia ter ganho a classe, fomos cercados por não menos do que 10 criadores, que ao mesmo tempo elogiavam o cão, a apresentação dele, e diziam estar indignados, "Jennifer Howard" apresentadora profissional, se apressou em dar um cartão, e sem mais cerimônia disse a frente de todos os presentes, que ele devia ter ganho a classe, e que "Solon" era “magnífico', perguntando se ele poderia ser vendido, ou mesmo cogitando a hipótese de que o mesmo vá em 2010 aos EUA para campanha com ela e o marido, que disse... "Nós temos condições de Bancar a campanha dele, pois esse cão tem qualidade para ser # 1 da raça dos EUA".

    Como se não bastassem os elogios dos expositores, criadores e handlers, "Dick" que era o superintendente da expo e é membro da diretoria do LRCP, não se conteve e me disse com todas as palavras que para ele o melhor cão naquele dia era "Solon", e que desde o principio da manhã quando ele havia o visto ele achava que o mesmo não só passaria pela classe, como seria Best of Winners, com grande chance de ser o BISS.

    Depois disto um misto de missão cumprida, com um certo pesar e tristeza por que poderíamos ter ido além se misturaram, sem duvida fizemos um grande e excelente papel, não ganhamos é verdade, mas sem duvida não é exagero dizer que "Solon" foi a sensação da exposição, e de que representamos o Brasil com orgulho, dignidade e sobretudo coragem porque são poucos os que saíram do Brasil para ali competirem de igual para igual (sem handler profissional), com a responsabilidade de mostrar aos criadores americanos que nos temos bons cães.

    Sábado foi um dia para recreação, ambos estávamos cansados e o melhor que fizemos foi dormir até mais tarde, sono que poderia ser prolongado se "Solon" não me acorda-se com um pato de pelúcia na boca, pulando em mim em cima da cama, definitivamente eu adorei a companhia dele.

    Hoje Domingo iníciamos nosso retorno para casa, nesse momento escrevo este artigo sentado aqui no Red Carpet Club da United, plenamente satisfeito porque foi muito mais importante o reconhecimento das pessoas, do que trazer uma roseta sem ter merecido como muitos fazem.

    Por esta oportunidade, agradeço a Marcia e ao Fabio, que confiaram a mim a guarda e cuidados seu “filho”, que a partir de hoje eu considero um pouquinho meu também, já que é impossível depois de todos esses dias juntos comendo e dormindo juntos, na mesma cama inclusive, não se afeiçoar a um cão que não é simplesmente um grande campeão, mas um cão amoroso, inteligente, perspicaz.... cativante, enfim.... como eu disse antes um cão lotado de qualidades. Esses dias ficarão para sempre na minha lembrança, e eu espero no futuro poder repetir tal experiência, sempre trazendo cães de qualidade mostrando ao mundo que não só na economia nosso pais já não é de 3º categoria.

    Termino este artigo com algumas poucas fotos, que agradeço ao "Dick", que as cedeu gentilmente e que enviou este E-mail que sem duvida deixou a todos nós envolvidos diretamente muito orgulhos, e que deve ser motivo de orgulho para todos os criadores Brasileiros.

"From: "Rich" <richlynlabs@comcast.net>
Sent: Saturday, October 24, 2009 11:02 PM
To: <blacklab@blacklab.com.br>
Subject: LRCP Bare Bones
 

 Hello Roberto,
 
 
 We wish to thank you for attending our show. My wife Carolyn and I think
 your dog is outstanding. There is no reason or explanation that we know of
 why he did not win his class. Beautiful dog. We our sorry that we did not
 get to go to dinner with you. Perhaps next time.
 
 Please keep us informed of his upcomeing puppy litters. Also the pedigree of
 the breedings would be of interest.
 
 You did not win, but you and your dog made a great impression on many
 spectators at the show. We were not the only ones impressed by him.
 Beautiful dog.
 
 We wish you the very best,

 Carolyn and Dick Chidester"
 

 

MELHOR CRIADOR DE LABRADOR DO BRASIL - 2004 - 2005 - 2006 - 2007 - 2008 - 2009*

PROPRIETÁRIO/CRIADOR DO MELHOR LABRADOR BRASIL - 2002 - 2003 - 2004 - 2005 - 2006 - 2007 - 2008 - 2009*

Apoio: