O QUE ALGUNS CRIADORES ESTÃO FAZENDO COM NOSSOS LABS, E PORQUÊ?


Este artigo foi publicado em 1999 e escrito pelo renomado Juiz Europeu e Presidente da Federação Cinofila da Bélgica - Sr. Jack Vanderwyk, a quem agradeço a oportunidade de reproduzi-la.

 

Sandylands Sovereign of Suddie, Um bom exemplo de um Labrador típico na metade do século 20.

 

Forçado pelas preferências de juízes, alguns criadores estão criando Labradores com pernas mais curtas. A raça está sendo vitima desta mutação.

 
Os Labradores nunca tiveram pernas curtas. Organizações que estimulam a procriação de tal Labradores fazem um mal para a raça, pois não preservam a raça, como eles deveriam. Pessoas que gostariam de criar Beagles obedientes com um cor uniforme, é bem-vindo fazer assim, mas por favor, não os chame "Labradores"
Lord Home's Nan, nascido em 1855, muito antes que fossem registrados Labradores, em Fotografia feita em 1867, quando ela tinha 12 anos, era uma cadela normal com um tamanho normal. Deveríamos nós mutarmos esta raça porque alguns juízes gostam de ver pernas curtas?
 

 
Este é o ORIGINAL

 
Este são alguns campeões de hoje

Por que nós não damos uma olhada nos labs famosos do passado?

 
Ardmargha Mad Hatter

 
Ballyduff Marina

 
Ballyduff Marketeer

 
Balnova Sultan

 
Belltarn Niuma of Newinn

 
British Justice

 
Broyhill Hennings Casino

 
Charway Ballywillwill

 
Cornlands Kimvalley Crofter

 
Follytower Merrybrook Black Stormer

 
Garvel of Garshangan

 
General of Garshangan

 
Keysun Crispin of Blondella

 
Lawnwoods Hot Chocolate

 
Lindall Mastercraft

 
Mardas Berberis

 
Martin of Mardas

 
Fabracken Comedy Star

 
Poolstead Preferential

 
Reanacre Mallardhurn Thunder

 
Receiver of Cranspire

 
Rocheby Royal Oak

 
Sandylands My Lad

 
Sandylands Tweed of Blaircourt

(Photos courtecy LabradorNet GenPed)
 

Desde 1996, em meus artigos em LabradorNet.com, eu tenho advertido para esta diminuição de tamanho em Labradores (Dwarfism). Eu esperei que este problema (Dwarfism) não chegasse até nos na Europa, e que ficassem localizados, mas infelizmente veio a nós e ninguém parece saber aonde vai parar.

Recentemente eu visitei um Show no Países Baixos e eu testemunhei e me enfezei pois o Labrador número 1 fazia uma boa figura em uma classe de filhotes fêmea. O Juiz "All Rounder" inglês não se intimidou ao conferir a idade daquele "filhote" de lab e provavelmente não teve uma pista em que esta cadela Labrador de 28 semanas não tivesse ganho a classe, porem esta cadela tinha a construção de um filhote de 12 a 14 semanas, e estava claro a todo criador consciente de Labrador presente que este filhote de Lab era um anão.

Porém, não para o juiz, e não para os juízes que pré selecionaram os cachorros para o Mini Best. O único juiz que obviamente notou o "Dwarfism", ou seja Patas curtas, foi o juiz irlandês que selecionou de 25 pré selecionados cães, os dez melhores filhotes do espetáculo. Ele despediu a cadela, foi justo assim.

Não obstante o criador holandês deste anão estava tão orgulhoso, que ela anunciará os filhotes desta cadela anã, provavelmente como "Linha de sangue de campeões". As pessoas ignorantes comprarão estes filhotes, pensando que eles possuem Labradores de primeira categoria, e criarão com  estes cachorros.

"Dwarfism" é um defeito sério - se esparramará nos genes de Labradores, e o defeito se esparramará por toda Europa.

Quem poderia ter parado isto no começo? Os juízes.

Quem deveria parar isto contanto que não seja muito tarde? Nos Criadores.

Eu estou contando com você.

Jack Vanderwyk