COCEIRAS NOS CÃES


Neste artigo, veja como as alergias e coceiras se manifestam nos Labs e como proceder em relação ao problema

Hoje em dia é muito frequente, como queixa principal nas consultas de cães, os problemas correlacionados aos pruridos (ou coceiras) na pele, sendo os cães mais acometidos que os gatos.

As causas de pruridos dermatológicos são diversos, abrangem desde problemas infecciosos: bacterianos e fúngicos; parasitológicos: infestação por pulgas, carrapatos, sarnas e algumas larvas de vermes; seborréicas: seca ou úmida; alérgicos, tendo como causas relacionados a alimentação, pulgas (saliva), produtos de limpeza de casa, produtos utilizados nos banhos, inalantes (pólen de flores, pó, gramíneas...); ou até associações destes.

Para determinarmos a causa principal, temos que examinar o animal acometido, às vezes realizar exames complementares quando necessários, e principalmente, no histórico do animal, verificar fatores que podem desencadear o problema, sendo esse último, ponto importante para determinarmos a causa específica, principalmente quando falamos de alergias.

Por isso todas informações devem ser passadas ao Médico Veterinário de seu animal, como por exemplo: produtos de limpeza utilizados em casa, no banho do animal, tipo de material (é o comedouro ou bebedouro), se teve presença de pulgas, se tem contato com outro animal, utilização de perfumes, contato com gramas, alimentação que o animal recebe, e até as famosas "guloseimas" pois não resistimos a cara de "pidão", e por "dó" fornecemos diferentes tipos de alimentos ao nosso Labrador.

A partir do possível diagnóstico, o Médico Veterinário irá tratar conforme a causa encontrada. Utilizando desde antimicrobianos orais, shampoos específicos, ou até mesmo fazer um teste de retirada, onde devemos alterar a rotina do animal para determinarmos corretamente a causa do problema, através de mudança de alimentação, administração de anti-pulgas, substituição de produtos de limpeza e de banho do seu animal. Esse teste é de período demorado, e após este, deve reintroduzir gradativamente um produto por vez, determinando assim a causa do problema.

Por fim ressaltamos que os problemas dermatológicos, são de causas diversas, e que o tratamento definitivo pode ser demorado. Portanto nem toda coceira significa presença de pulgas, e qualquer tipo de alimentação, por mais saudável que possa parecer, pode ser prejudicial ao nosso Lab.

DR. RICARDO AZAMA

 SUMMER STORM - CRIANDO SOMENTE POR AMOR A RAÇA RETRIEVER DO LABRADOR