GUIA COMPLETO DE COMO VIAJAR COM SEU CÃO


 Querido proprietário, estamos planejando uma deliciosa aventura fora de casa. Mas antes da partida, eu gostaria de lhe passar algumas dicas e informações importantes para que a nossa viagem não se transforme numa dor de cabeça para você e numa frustração para mim, mas sim, seja repleta de momentos de diversão e prazer para nós dois.

      A DECISÃO -

• Se eu não for um pet amigável e comportado, considere frequentar algumas aulas de obediência básica comigo antes de iniciarmos as viagens juntos.
• Se eu for muito jovem, muito velho, estiver doente ou grávida talvez seja melhor deixar-me em algum lugar onde eu seja bem cuidado e espere tranquilamente você voltar.
• Se é a minha primeira viagem, prefira um fim-de-semana em vez de uma longa viagem.

 

ANTES DE PARTIRMOS -

  • Ponha na minha coleira uma etiqueta de identificação, informando o meu nome, o seu nome e o nosso número de telefone.
  • Não esqueça o kit básico de primeiros socorros. O meu veterinário pode te ajudar a escolher os itens necessários.
  • Tenha sempre a minha vacinação em dia.
  • Me proteja contra pulgas e carrapatos. Ah, e não se esqueça do vermífugo e de remédios preventivos para o verme do coração se formos para o litoral.
  • Certifique-se de que estou em perfeitas condições de saúde. Me leve para um check-up com o meu Vet antes da viagem.
  • Embale a minha ração preferida em quantidade suficiente para a duração da viagem. 
  • Eu também devo ter a minha bagagem com todos os meus itens pessoais (confira o Check List no final).
  • Tenha sempre uma fotografia minha. Se eu me perder, ajudará a identificar-me durante a busca.
  • A primeira documentação a ser providenciada é a carteira de Vacinação devidamente regularizada (com todas as minhas vacinas em dia) e assinada pelo meu Veterinário. Dê especial atenção à vacinação anti-rábica pois ela é indispensável para viagens de qualquer esfera (nacional ou internacional), é exigida para animais acima de 90 dias de idade, deverá ter sido aplicada pelo menos 30 dias antes da data da viagem, no caso da primeira dose, e é válida por um ano.
  • Se a nossa aventura for em alguma cidade do Brasil, segundo a Instrução Normativa nº 18, de 18 de Julho de 2006, estabelecida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, os cães e gatos, não sendo consideradas espécies de peculiar interesse do estado, ficam dispensados da exigência da GTA (Guia de Trânsito Animal); devemos apresentar apenas um  “Atestado de Saúde” ou “Certificado Sanitário” emitido por médico veterinário devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina veterinária da Unidade Federativa de origem do animal e contendo as seguintes informações: raça, nome e origem do animal (informações do Pedigree se houver); estado geral de saúde; nome do proprietário (qualificação completa) e destaque para a comprovação de imunização anti-rábica.
  • Agora, se o passeio ultrapassa as fronteiras do nosso país, devemos apresentar o (CZI) Certificado Zoosanitário Internacional, emitido gratuitamente pelo Ministério da Agricultura, nos aeroportos internacionais ou na sede do Ministério da Agricultura de cada Estado. Para obtê-lo basta agendar, por telefone ou pessoalmente, uma consulta com o médico veterinário do Ministério da Agricultura localizado nos Aeroportos Internacionais ou na sede do Ministério. É necessário apresentar o “Atestado de Saúde” ou “Certificado Sanitário” emitido por médico veterinário (com validade máxima de 03 dias) e atestado de vacinação, com especial atenção à vacina anti-rábica segundo critérios citados acima. A validade do CZI é de dez dias mas, no caso de transporte marítimo ou rodoviário, a validade do certificado será estabelecida tendo em vista o tempo estimado da viagem.
  • Ainda em caso de viagem internacional, verifique se eu atendo todas as normas vigentes exigidas pelo Serviço de Sanidade Animal que controla e orienta as atividades da importação e exportação de animais no Brasil. Mais informações podem ser obtidas no site do Serviço de Gestão da Vigilância Agropecuária (www.dfasp.gov.br). E verifique também nas embaixadas ou consulados as exigências específicas de cada país de destino para entrada de pets. Em alguns destinos, por exemplo, é exigido um período de quarentena para as autoridades certificarem-se que o animal não apresenta nenhuma doença.
  • Qualquer que seja o nosso destino, confirme se o hotel escolhido realmente aceita animais.

 

VIAGEM DE CARRO -

• Escolha um horário que seja mais tranquilo para a nossa partida evitando, principalmente, horários de muito trânsito ou calor.
• Não me deixe preso dentro do automóvel fechado, principalmente quando estiver estacionado sob o sol.
• Não me transporte solto dentro do veículo. Existem cintos de segurança apropriados para animais ou a caixa de transporte pode ser uma alternativa. Seja qual for a sua opção, me transporte com segurança e nunca no banco da frente. O Novo Código Brasileiro de Trânsito prevê multas e perda de pontos na carteira de habilitação se eu estiver sendo transportado de outra forma que não as indicadas.
• Se optar pela caixa de transporte, escolha uma caixa resistente e ventilada, com espaço suficiente para que eu possa dar um giro de 360 graus. Mas não exagere no tamanho, pois posso me machucar caso haja algum movimento brusco do veículo. Me dê alguns dias, antes da nossa partida, para que eu me familiarize com o novo espaço. A cada dia, pouco a pouco, me deixe fechado por alguns minutos. Repita a operação, aumentando o tempo de permanência. Para deixar a caixa mais confortável, forre o interior com panos, jornais ou algum outro material absorvente.
• Faça paradas a cada 2 horas para que eu possa exercitar-me e fazer as minhas necessidades. Aproveite estas paradas para me oferecer um pouco de água.
• Alguns pets podem sofrer enjoos durante a viagem, por isso, uma refeição leve 2 ou 3 horas antes da partida é o mais indicado. Evite me alimentar durante a viagem e mantenha-me hidratado. Cubos de gelo, se disponíveis, são uma ótima alternativa. Se eu vomitar, não me force a comer.

 

VIAGEM DE AVIÃO -

• Consulte a companhia aérea para verificar normas e tarifas específicas bem como informar-se sobre as exigências para transporte de pets.
• Neste caso, a caixa de transporte é a nossa única opção. Escolha uma caixa resistente e ventilada, com espaço suficiente para que eu possa dar um giro de 360 graus. Mas não exagere no tamanho, pois posso me machucar numa turbulência ou no embarque e desembarque. Me dê alguns dias, antes da nossa partida, para que eu me familiarize com o novo espaço. A cada dia, pouco a pouco, me deixe fechado por alguns minutos. Repita a operação, aumentando o tempo de permanência. Para deixar a caixa mais confortável, forre o interior com panos, jornais ou algum outro material absorvente. Pratos de comida e água devem ficar fixos na caixa de transporte. Bem como tenha certeza de que os parafusos e peças da caixa estão firmes, assim ao sacudir eles não correm o risco de se soltarem. Coloque na minha caixa o meu brinquedo favorito e a minha manta, se a tiver, para que eu me sinta mais seguro
• Posso ser transportado na cabine ou como carga viva (porão). Mas, para que eu possa te acompanhar na cabine vai depender do meu peso junto com a caixa de transporte. O limite varia de 5 a 10 quilos, depende das normas da companhia aérea.
• Se eu for como carga viva, não deixe de colocar uma etiqueta com o local de destino e dados para contato, além de instruções sobre fornecimento de comida e água.
• Quanto aos valores, cada empresa aérea tem as suas regras. Podem cobrar uma taxa fixa por animal, ou além da taxa fixa ainda cobrar por quilo do animal com a caixa de transporte, e ainda existem outras que só cobram por quilo do animal com a caixa de transportes.
• Escolha com cuidado a data e o horário do vôo. Os meses de verão e de inverno são inconvenientes para animais que tenham de viajar no porão. Nesse caso, se a temperatura na cidade de origem ou na de destino estiver abaixo de 7 graus ou acima de 30 graus, é melhor desistirmos do vôo. Nos dias mais quentes, melhor viajarmos à noite; nos mais frios, prefiro os vôos diurnos.
• Dê preferência a vôos diretos, ou seja, sem escala. Em caso de vôos com conexões, cheque com a empresa se os aviões terão compartimento pressurizado para animais.
• Faça a minha reserva com o máximo de antecedência, juntamente com a sua. Assim poderemos garantir a minha vaga já que o número de animais permitido por aeronave é limitado. Assim viajamos no mesmo voo.
• Chegue cedo ao aeroporto e confira com a companhia aérea as condições para o meu transporte.
 

INFORMAÇÕES SOBRE COMPANIAS AEREAS -

 

   Na GOL, o transporte do animal doméstico está sujeito à disponibilidade, sendo necessário efetuar uma pré-reserva do animal no vôo com pelo menos 48 horas de antecedência, pois só serão aceitos até dois animais por vôo, exceto no caso de filhotes da mesma ninhada (pequeno porte) pertencentes ao mesmo cliente.

   Vale ressaltar que animal guia para cegos, surdos e/ou mudos pode ser transportado na cabine de Clientes, desde que as medidas sanitárias sejam observadas. O transporte do animal guia está sujeito à disponibilidade de assentos na aeronave.

 

Não serão transportados:

- Animais desacompanhados nos finais de semana e no último vôo, via Cargas GOLLOG, do dia.
- Não será permitido o embarque de fêmeas prenhas.
- Cães e Gatos até 3 meses de idade.
-
Animais com mais de 30 kg não podem embarcar como bagagem, somente pelo Setor de Cargas.

 

Documentações:


Não há mais a necessidade da apresentação do Guia de Trânsito Animal (GTA) para embarque de cães e gatos via check in – vale ressaltar que, via check in, somente embarca-se cães e gatos.

O cliente deve atentar-se aos documentos necessários de embarque para bases nacionais e internacionais:

 

• Comprovante da vacinação anti-rábica assinada pelo médico veterinário. A vacina é obrigatória para animais a partir de 3 (três) meses de idade e deve ter sido aplicada há mais de 30 dias e menos de 1 ano;

 

• Certificado de Saúde – emitido pelo médico veterinário - contendo as seguintes informações:

- Raça;
- Nome;
- Origem do animal (informações do Pedigree se houver);
- Estado geral;
- Nome do proprietário (qualificação completa).
- Carteira de vacinação atualizada e assinada pelo médico veterinário. Dados obrigatórios do comprovante de vacinação: etiqueta da vacina constando o laboratório, o tipo e o número da partida (ampola).

 

IMPORTANTE: os clientes devem ter atenção quanto à validade do certificado sanitário (três dias a partir da data de emissão) e também à validade do CZI (para embarque internacional, oito dias a partir da data de emissão, perdendo a validade após este prazo. Se o cliente possui um retorno marcado para depois de 8 dias, o mesmo deverá providenciar outro CZI).

 

Embalagem para transporte


a)
A embalagem para transporte de animais vivos deve seguir os seguintes requisitos:

• Deve ser um container de fibra ou plástico rígido que resista aos danos provocados pelo peso de outras cargas que serão transportadas juntas a ele, que impeça a saída do animal e também acesso não autorizado (outros animais, manejo por curiosos, etc);
• Containeres de outros materiais não serão aceitos para embarque de animais, tais como os containeres de madeira ou palha;

• Possuir dimensões internas condizentes com o tamanho do animal, e que permita a ele acomodar-se confortavelmente, postar-se ereto conforme hábitos e movimentar-se realizando um círculo em volta de si mesmo (giro de 360°), e também que não permita que cause danos a si próprio;
• Ser provida de orifícios laterais que garantam circulação e provisão de ar. Deve permitir que o operador realize movimentação sem riscos de ser atacado pelo animal;
• Os fechos devem possuir um dispositivo que evite uma abertura acidental, interna ou externamente;
• O piso interno deve ser revestido ou provido de um material que contenha e/ou absorva urina e fezes, evitando vazamento durante o transporte;
• A embalagem para transporte de animais vivos deve ser resistente, segura, impermeável e confortável para o animal;
• Deve permitir vários embarques;
• O animal deve ser transportado em embalagem apropriada, identificada com o nome, endereço e telefone do cliente remetente e destinatário;
• O container deve ser providenciado pelo cliente.


b) A Gol deve receber as embalagens totalmente limpas, desinfetadas e esterilizadas, evitando doenças ao próprio animal e a terceiros.

c) O embarque será efetuado no porão do avião, que é devidamente pressurizado e com temperatura igual à da cabine.


d) No caso de trechos longos, o animal deverá ser sedado pelo próprio cliente, sob supervisão de um veterinário.

e) O animal deverá estar limpo, saudável e sem odor desagradável. Caso alguma das condições mencionadas forem descumpridas, a Gol poderá negar o embarque.


f) O passageiro deve colocar no container uma etiqueta com a identificação do animal, nome, telefone do dono, bem como o código localizador (registro de reserva).


g) Será cobrada uma taxa diferenciada juntamente com uma tarifa por Kg para transportar animais na aeronave. É importante enfatizar, que no embarque (VIA CHECK IN) só serão aceitos animais domésticos (cães e/ou gatos) com o peso até 30 kg, acima deste peso o transporte será direcionado para Gollog, Serviço de Cargas da Gol.


Na TAM, os procedimentos de embarque de animais podem variar de acordo com o seu vôo.

 

Vôos Nacionais 

Animais domésticos como cães e gatos são permitidos na cabine de passageiros apenas em vôos operados por aeronaves TAM (JJ).

Para fazer sua reserva, é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento até 24 horas antes do vôo. Depois da confirmação do embarque pela Central de Atendimento, compareça ao vôo reservado com duas horas de antecedência.

O animal deve ser acomodado em um kennel (caixa de transporte), que pode ser adquirido em lojas de animais. O kennel deve ter espaço suficiente para seu animal dar uma volta completa em torno de si (giro de 360°), ser de material resistente, livre de saliências ou protuberâncias, à prova de vazamentos e estar de acordo com as especificações da tabela abaixo:

 

•        Kennel sob o assento do passageiro  

Aeronave

Comprimento (cm)

Largura (cm)

Altura (cm)

Fokker 100

47

31

19

Airbus 319/320

47

31

19

Airbus 330

41

31

19

  •         Kennel sob os pés do passageiro  

Aeronave

Comprimento (cm)

Largura (cm)

Altura (cm)

Fokker 100

55

35

30

Airbus 319/320

55

35

30

Airbus 330

55

35

30

Observações:

• Não é preciso sedar o animal.
• Para embarques na cabine de passageiros, o peso total do kennel + animal não deve ultrapassar 10 Kg .
• Para embarcar animais considerados silvestres ou que excedam o limite de peso estipulado, entre em contato com a Central de Informações no telefone 0800 562 211.

Documentação exigida

• Certificado de Vacinação anti-rábica para animais com mais de 3 meses de idade, onde conste o nome do laboratório produtor, o tipo da vacina e o número da partida/ampola utilizado. Essa vacina precisa ser aplicada de 30 dias a um ano antes do embarque (filhotes menores de três meses e, portanto, sem a primeira vacina, só serão embarcados com autorização expressa do veterinário).

• Atestado de saúde emitido pelo veterinário.
• Formulário NOTOC, fornecido pela TAM.

Taxas

É cobrada uma taxa de R$ 90,00 (noventa reais) + Peso do kennel e do animal multiplicado pelo correspondente a 0,5% da tarifa cheia (Y), do trecho a ser voado.


Voos Internacionais -

• Para os vôos internacionais, operados por aeronaves da TAM (exceto Londres), são aceitos na cabine de passageiros de Classe Executiva e Classe Econômica animais domésticos como cães e gatos. Não é permitido embarque de animais domésticos na cabine de Primeira Classe. 

Procedimentos para Embarques:

• Para solicitar sua reserva, contacte a Central de Atendimento . O prazo limite para solicitação de reserva de seu animal é de até 24 horas antes do vôo;
• Após confirmação do embarque pela Central de Atendimento, compareça com 03 horas de antecedência ao vôo reservado;
• Demais animais considerados silvestres ou que excedam o limite de peso estipulado devem ser embarcados através da Central de Informações (0800 562 211);
• O animal deve estar acondicionado em um kennel. Este kennel pode ser adquirido em pet-shops e possuir espaço suficiente para que seu animal consiga dar uma volta completa em torno de si (giro de 360°), feito de material resistente, livre de saliências ou protuberâncias e à prova de vazamento;
• O peso total do Kennel + animal não pode ultrapassar 10 Kilos e obedecer as mesmas dimensões estipuladas para o embarque doméstico. 

Documentação Exigida

• Certificado de Vacinação anti-rábica para animais com mais de 3 meses de idade, onde conste o nome do laboratório produtor, o tipo da vacina e o número da partida/ampola utilizado. Esta vacina precisa ser aplicada de 30 dias a um ano antes do embarque;
• Atestado de saúde emitido pelo veterinário;
• Certificado Zoo Sanitário Internacional (CZI) - válido por 08 dias a partir da data da emissão.

Taxas:

É cobrada uma taxa de US$ 50,00 + Taxa por Excesso de bagagem + Taxa/Imposto Governamental (conforme normas no país de destino) para destinos onde a franquia de bagagem é de 23Kg para adultos viajando em classe econômica ou 02 excessos de bagagem para destinos onde a franquia de bagagem para um adulto viajando em classe econômica é de 02 peças de 32 kg.   

 

Em carater geral cias americanas costumam cobrar um valor fechado para cada tamanho de caixa, sendo a pequena tamanho 200 - 100 USD, a media 150 USD, a grande tamanho 400 - 200 USD (a que os labs usam), e as extra grandes tamanho 500 - 250 USD.


COMO CALCULAR O TAMANHO DA CAIXA PARA SEU CÃO -

A = Comprimento do animal, desde o focinho até a base do rabo.
B = Altura das pernas.
A+ ½ B = Extensão da embalagem.
C = Largura das costas do animal.
C x 2 = Largura da embalagem.
D = Altura do animal em pé, do topo da cabeça ou da extremidade da orelha, o que for mais alto.
D + 5 cm = Altura da embalagem.


 

UMA VEZ HOSPEDADOS -

• Conheça e respeite todas as restrições e políticas estabelecidas por cada estabelecimento.
• Mantenha-me sempre na guia e sob supervisão.
• Procure conhecer as áreas do hotel onde a minha circulação está liberada. A maioria dos estabelecimentos não permite que os pets circulem em áreas como a piscina e a sala interna do restaurante. Não queremos ser inconvenientes, né?
• Não me deixe sozinho no quarto. Eu posso causar danos ou latir de saudades e incomodar os outros hóspedes.
• Me ajude a manter a limpeza dos locais onde circularei mantendo as minhas patas limpas e secas, não permitindo que eu suba nos móveis, etc. Vamos deixar o local nas condições em que encontramos sem causarmos necessidade de limpezas extras ou reparos por nossa culpa. Além disso, não queremos quebrar a confiança e fazer com que eles desistam de serem tão receptivos com a gente, não é mesmo?
• Me leve para fazer as minhas necessidades, de preferência, fora do hotel e recolha a sujeira “produzida” por mim.
• Seja responsável por quaisquer incidentes ou acidentes causados por mim.

PARA DESFRUTAR DO DESTINO ESCOLHIDO -

  • Me deixe desfrutar das áreas livres dos hotéis, me encher de carrapicho, rolar na grama, correr bastante….a viagem deve ser inesquecível para nós dois. 
  • Na praia, verifique se sou bem-vindo e, após os mergulhos no mar, me dê um banho e seque bem meus ouvidos, para evitar otite. E você sabia que nós, pets, também podemos ficar queimados de sol? Evite esse desconforto deixando-me na sombra nos horários mais quentes e mantendo-me sempre bem hidratado. Se a minha pelagem for clara, é preciso levar filtro solar, pois a exposição ao sol pode ser prejudicial à minha saúde.
  • Piscina com cloro também merece atenção especial: é preciso uma boa ducha para tirar o cloro e secar bem o pêlo.
  • No campo, corro o risco de ser picado por insetos. Aplique remédio contra pulgas e carrapatos antes de partirmos e examine o meu pêlo todos os dias.
  • Se eu tiver estômago sensível, leve também água mineral para evitar que eu fique com diarréia. Misture com a água do local visitado, até que eu me acostume.
  • A mudança de ambiente também pode ser um fator de estresse. Além disso, alguns cães ressentem-se da viagem e estranham o novo local. Durante os dias de férias, é importante mantermos a minha rotina de alimentação e necessidades. Se eu estiver acostumado com tapetes higiênicos ou jornal, é recomendável que os mesmos sejam colocados à minha disposição e mostrados a mim logo na chegada ao destino, para que eu me localize. Se eu tenho o costume de fazer as minhas necessidades na rua, mantenha o meu horário rotineiro para isso. Mas, não se preocupe, rapidamente a gente se adapta às novas condições e tudo vira festa.
  • E se eu me perder??? Não deixe o tempo passar. Entre logo em contato com os órgãos públicos de controle de zoonose, as entidades de proteção aos animais e os veterinários localizados num raio de até 100km da região em que eu desapareci. Espalhe cartazes com a minha descrição e o telefone do nosso hotel. O ideal é ter sempre à mão uma foto minha, para poder copiá-la e exibi-la para as pessoas.
  • Na volta pra casa, se eu ficar arrasado, cansado, esgotado, jogado no chão, não fique se perguntando se eu estou triste ou se não gostei da viagem. Pode ser só o tal “Mal da Segunda-Feira” que me pegou.

SUGESTÃO DE CHECK LIST -

Kit de primeiros socorros (consulte o meu Vet)

Medicamentos (caso esteja usando algum)

Repelente contra picada de insetos

Protetor Solar indicado (para a praia)

Certificado de vacinação e Atestado de Saúde

CZI (Para viagens internacionais)

Telefone de um médico veterinário ou clínica 24 hs no local da viagem

Itens para higiene (shampoo, toalhas, escova e pasta de dentes, escova de pêlos, etc)

Tapete higiénico ou jornal (se eu estiver habituado a usar)

Etiqueta de identificação

Proteção contra pulgas e carrapatos (poderá ser aplicado antes da viagem)

Guia e coleira

Fotografia (para o caso de me perder)

Reservatórios para água e comida

Ração em quantidade suficiente para a duração da viagem

Brinquedos preferidos

Ossinhos

Saquinhos para recolher dejetos

Caminha ou Manta

Viajar com os donos é uma das melhores coisas da vida pra gente. Seguindo estas dicas, a viagem será muito mais agradável e divertida!!!