O QUE HÁ POR TRÁS DE ORELHAS SAUDAVEIS?


  Material e dicas para limpeza semanal, salvo tratamento ou indicação veterinária:


Algodão, cotonetes, pinça e solução para limpeza de ouvidos.

O conduto auditivo dos cães é uma região de difícil acesso e muito sensível. Labradores são cães de orelhas caidas, portanto sem estar ventilada e mais sujeita a juntar cerume e doenças como sarna, fungos, seborréia excessiva e micoses. Problemas estes que além de incomodarem muito o animal, causam dor, coceira, mau cheiro e mal estar.

Há várias marcas de solução de limpeza de ouvidos no mercado, eu pessoalmente recomendo uma caseira que e a base de Alcool, Glicerina e Acido Borico, cuja receita e a proporção de 1 litro de alcool, 50 mil de Glicerina, e 40 gramas de Acido Borico. Na véspera, ou algumas horas antes da limpeza, pingue de cerca de 10 gotas dentro do conduto auditivo, essa solução soltará o cerume que está preso dentro do conduto auditivo.


Passo 1

Quando pingar as gotas, sacuda e pressione as orelhas de forma a ouvir um som de água para certificar-se que as gotas realmente desceram até embaixo.


Passo 2

No dia seguinte, ou algumas horas depois... este cerume estará em volta da parte externa do ouvido, assim de fácil remoção com algodão esterilizado e cotonetes para as dobras.


Passo 3

Muitas pessoas gostam de rolar um algodão em pinças para facilitar o trabalho. Mas e melhor deixar isso para quem tem pratica... o cotonete resolve bem o problema, e não oferece risco para o cão quando a limpeza e feita em casa.


Passo 4

Lembre-se que o conduto auditivo jamais deve ser “cutucado”, que este cerume natural é uma proteção do mesmo. Portanto apenas o excesso será removido pelo produto.
Aconselha-se fazer esse procedimento na véspera do dia do banho porque você eliminará em grande parte o mau cheiro do seu cão e as eventuais sobras de cerume que ficarem nas orelhas serão removidas pelo shampoo durante o enxágüe.