COMO EVITAR SER MORDIDO POR UM CÃO


1 - Um cão de rua
2 - Um cão com dono
3 - Seu próprio cão


1 - Cão de Rua - o cão de rua é potencialmente perigoso, principalmente para crianças. 

Se estamos andando pela rua e topamos com um cão de rua, sem dono, que não sabemos a origem, devemos parar e, sem olhar nos olhos dele, deixá-lo passar. Não devemos nos esquivar, movimentarmo-nos com agitação ou gritar. Você pode estar chamando a atenção dele para si.
Se um cão de rua vem em nossa direção, mesmo que abanando a cauda como quem vem brincar, devemos parar e novamente sem olhá-lo nos olhos, ficarmos quietos, deixá-lo nos cheirar até ir-se embora, ou,se possível, nos encostarmos num carro, numa parede, e ficarmos imóveis, pois o cão não tem uma boa noção tridimensional e não vai "encarar" uma parede etc... e esperar que ele passe.
Se uma criança está brincando num parque, numa praça, correndo, e vê um cão de rua, pare de correr pois ele, obedecendo ao seu instinto, pode considera-lo como presa. 
Caso caia ao chão, leve as mãos às orelhas, junte os cotovelos cobrindo o rosto e se dobre como um feto. Assim, terá menos espaço para o cão morder e protegerá o rosto.
Um cão de rua agressivo, quando identificado, deve ser notificado aos órgãos competentes para que o recolham com segurança.
Muitas pessoas têm o hábito de recolher cão de rua, mas, para isso é necessário saber lidar com o animal, ser responsável e assumir os riscos. Um cão recolhido deve ser levado imediatamente ao veterinário, obedecer um período de "quarentena" de, pelo menos 1 semana recebendo boa alimentação, vermífugo e suplementos, para depois ser vacinado e incorporado à família.

2 - Cão com dono

Um cão que está na rua, na coleira, passeando com seu dono, também pode morder. Para se aproximar desse cão, deve-se primeiro perguntar ao dono se você pode se aproximar, se ele morde...
Depois, você deve se abaixar para ficar ao nível do cão pois, de pé, você parece muito maior e agressivo e despertar uma reação de defesa por parte do cão.
Em seguida, dar as costas da mão para o cão cheirar, sempre com o punho cerrado e dedos fechados.
Feito isso, já pode acariciar, primeiramente embaixo do pescoço para ganhar intimidade.

3 - Cão de casa

Mesmo sendo um cão criado desde pequenino com a família, seu próprio cão pode morder uma criança, sem querer ou intencionalmente.
Um cão de raça grande, de raça de guarda, ou de raças tidas como agressivas, etc... deve ser respeitado. 
Com um cão grande, de guarda, devemos tomar alguns cuidados especiais, principalmente quando temos crianças por perto. A maioria dos casos de acidentes com cãs são com o próprio dono e, desses, a maioria com crianças. 
Não devemos chegar por traz do cão, de repente, no escuro, dando susto. Devemos deixar que o cão nos veja, saiba que estamos por perto, que ouça a voz conhecida, etc... As crianças jamais devem não mexer em seu prato de comida e muito menos ameaçá-lo com pau ou vara, etc...
Se é um cão de raça pequena, os mesmos cuidados citados acima são válidos e com esses, especialmente, devemos ter cuidados ao brincar, andar ou pegá-lo ao colo, para não machucá-lo. Nunca deixar uma criança puxa-lhe a cauda ou as orelhas.
Por ser um cão de casa, muitos pais relaxam com os cuidados!

Fonte Site - http://www.herancaecologica.com.br/degil/artigos/artigo29htm 

Autoria do Artigo: Dra. Denise de Mello Bobány
CRMV- RJ- 1415

SUMMER STORM KENNEL LABS