Nada melhor do que aproveitar o Ano Internacional do Voluntariado para virar um militante do bem. Quem tem - e ama - bicho pode fazer isso de duas maneiras: auxiliando entidades que cuidam de animais carentes e abandonados ou engajando o próprio "pet" como voluntário em projetos de terapia animal assistida, que atende gente doente ou solitária. Conheça abaixo algumas dessas instituições:

Aliança Internacional do Animal (Aila)

Com um ônibus que funciona como clínica veterinária, a Aila se desloca até locais carentes para atender bichos de estimação e esterilizar animais de rua. Tem também serviço de denúncia de maus-tratos a animais por telefone.

Como ajudar: doando rações, equipamentos cirúrgicos e medicamentos para uso veterinário, cartuchos de impressoras vazios (para venda) ou dinheiro. A Aila também precisa de veterinários voluntários. Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.927, Itaim Bibi, tel. 3749-0800 (www.aila.org.br).

Apasfa

Funcionando há 20 anos, a Associação Protetora de Animais São Francisco de Assis tem uma clínica veterinária para animais carentes ou abandonados. A entidade não tem abrigo, mas atende a preços acessíveis.

Como ajudar: associando-se e contribuindo mensalmente com qualquer quantia. O dinheiro é usado na compra de medicamentos e manutenção da clínica. R. Santo Elizeu, 272, Vila Maria, tel. 6955-4352 (www.apasfa.org).

Cão Terapeuta

O projeto, que existe há dois anos, organiza visitas semanais de animais e donos a crianças hospitalizadas com câncer. Durante uma hora, os cães, que passam por um curso prévio de adestramento, fazem truques para divertir os pacientes.

Como ajudar: a ONG Cão Cidadão, que administra o projeto, aceita doações em dinheiro e voluntários com seus cães. R. Sílvio Portugal, 75, Pacaembu, tel. 9846-1294.

Cia. do Bicho

Atende cerca de 20 animais sem dono, entre cães e gatos. Acolhe das ruas, esteriliza e procura "pais" adotivos.

Como ajudar: comprando camisetas (R$ 10) cuja renda é destinada à alimentação dos animais ou doando ração e medicamentos. R. Manuel Gonçalves Mão Cheia, 378, Jardim Previdência, tel. 3722-3011 (www.ciadobicho.com.br).

Pet Alegria

O grupo visita entidades de tratamento de portadores de deficiências, orfanatos e casas de repouso para idosos, levando cachorros, gatos, coelhos e ferrets adestrados.

Como ajudar: aceita animais e donos para trabalhar voluntariamente. Av. Sadae Takagi, 860, Jd. Cooperativa, tel. 4343-5000 (www.petmemorial.com.br).

PetSmile

Em quatro anos de existência, o PetSmile e sua equipe formada por gatos, coelhos, aves e peixes já visitaram mais de 2.000 crianças. O projeto, mantido por 11 voluntários, atende semanalmente creches, escolas e hospitais. Os animais voluntários passam por avaliações comportamentais e de saúde.

Como ajudar: pessoas e animais voluntários são bem-vindos. R. Corumbá, 109, Sumaré, tel. 3865-2940.

Projeto Cão do Idoso

Todos os fins de semana, os 30 voluntários do projeto, acompanhados de seus cães, visitam orfanatos e lares de idosos. Criado há pouco mais de um ano, o trabalho se baseia na terapia mediada por animais. Antes de se tornar voluntário, o cão é submetido a exames comportamentais e de saúde.

Como ajudar: a organização está precisando de coordenadores e de cães e donos para expandir o trabalho. R. Guaratuba, 109, ap. 143, Jabaquara, tel. 5180-2027 (www.projetocao.com.br).

Projeto Pró-Animal

Foi fundado em 15/08/1999 em São Leopoldo / RS como associação de proteção aos animais. Em seu pouco tempo de atuação recebeu cerca de 200 cães, 180 gatos e oito eqüinos. Muitos destes animais vivem hoje em famílias novas, a maioria dos animais foi vacinado, as cadelas quase todas castradas.

Como ajudar: a organização está precisando de padrinhos para os cães e voluntários.Caixa Postal 296 - Estrada do Morro do Paula, 3755. 93001-970 São Leopoldo / RS. Fone/Fax: (051) 501 29 44. E-Mail: pro-animal@sinos.net ou http://www.proanimal.hpg.ig.com.br/index.htm

Quintal de São Francisco

Desde 1961, o Quintal recebe cães e gatos abandonados e encaminha para adoção. Atualmente, está cuidando de 800 animais, todos esterilizados pela própria associação.

Como ajudar: precisa de voluntários para dar banhos e alimentar os bichos nos fins de semana e para trabalhar em feiras de adoção. R. Humberto 1º, 183, Vila Mariana, tel. 5081-5446.

UIPA - União Internacional de Proteção aos Animais

A Uipa atende cerca de 2.000 animais, entre cães e gatos. Fundada há 55 anos, mantém uma clínica que presta serviços veterinários à comunidade a preços razoáveis.

Como ajudar: superlotada, a entidade precisa de apoio para organização de feiras de adoção de filhotes; também aceita doações de material de construção e limpeza, alimentos e dinheiro. Av. Presidente Castelo Branco, 3.200, Quarta Parada, tel. 3326-5391.