A TRANS LABRADOR HIGHWAY....


 

    Dirigir na "Trans Labrador Highway" e "Quebec Route 389" não é extremamente difícil sob condições de verão típicas, mas não é um passeio normal e alguns cuidados especiais são bastante aconselháveis. Digo isso, porque a "Trans Labrador" pode ser uma boa diversão se você tem o veículo certo e a atitude certa, mas pode ser um grande problema se não respeitar a estrada. Aqui estão algumas observações de minha experiência, e algumas outras informações que eu obtive pela Internet em algum outro lugar.

 

A rota:

 

    A estrada a partir de "Goose Bay" a Labrador para o usual e civilizado mundo em "Baie Comeau", Quebec, consiste em duas rotas: Labrador Route 500 (Trans Labrador Highway propriamente dito) e Quebec Route 389. A Associação Geológica de Canadá tem um site na internet muito informativo, chamado de o Mapa das Estradas Geológicas de Newfoundland e Labrador, com uma página que incluía Paradas de Interesse na "Trans-Labrador highway". É obviamente um grande recurso para o estudo geológico, mas também inclui muita informação útil sobre caminhadas ao longo da rota e na própria estrada. (Eu desejava ter conhecido a página antes de minha viagem, porque eu perdi alguns coisas realmente interressantes).

 

O que Dirigir:

 

    Muitas pessoas completam esta viagem prosperamente em sedans ordinários, mas eu não posso recomendar isto. A superfície da estrada, especialmente entre  Goose Bay e Churchill Falls e entre Mt. O Wright e Fire Lake, é impossível de predizer como podem estar, a liberação de cascalhos do solo e tão grande que a estrada muda a cada dia. Varias Zonas em construção estavam em curso durante o percurso, com pedras grandes e deslizamentos de areia. Nós não precisamos usar a tração nas 4 roas em nossa Cherokee, mas estava seguros que se por acaso encontrássemos chuva com esses pedregulho terríveis ao sul de Mt. Wright, poderíamos precisar. Qualquer camionete ou veículo Sport Utility (SUV) seriam uma boa escolha, se pudesse escolher mesmo uma marca ainda escolheria uma SUV da Chevy, que e provavelmente a escolha mais segura, uma vez que e o tipo de veiculo que todo mundo dirige por lá, sendo assim fácil de encontrar peças e mecânicos com experiência em concertá-los. (Uma possível vantagem em dirigir um carro normal e que poderia ser mais confortável, e poderia ser seguro andar a uma velocidade mais alta em alguns trechos, do que pudemos fazer com nossa Cherokee) mas seguramente se você tem bom senso de responsabilidade é melhor viajar num carro mais robusto, e ainda trazer consigo algumas ferramentas básicas, fluido de freio, para limpa para brisa. lubrificantes, e qualquer outra coisa que lhe de tranqüilidade.

 

Quando dirigir:

 

    Nós fizemos a viagem em julho, bem depois do desgelo da primavera, e bem antes da estação de neve. As moscas são terríveis neste momento do ano, talvez o outono poderia ser uma escolha melhor, mas o problema e que no outono pode estar bastante frios e chuvoso. Durante a primavera o degelo a leste da estrada de Churchill Falls pode tornar a estrada totalmente intransitável (Um Grupo de repórteres de revistas automotivas não puderam completar a viagem no SUVs que eles estavam testando). A "Trans Labrador é uma rota muito popular de "snowmobile" no inverno.


Tempos de viagem e distâncias:

   

    A rota inteira de Goose Bay a Baie Comeau em St.Lawrence pode ser feita em dois dias, mas eles serão dias longos e você perderá muito do que pode ser visto se tiver pressa, e isso será uma bobagem se você não parar e curtir a viagem. goose Bay para Churchill Falls, tem uma distância de 180 milhas, nos levamos cerca de seis horas. Nós calculamos uma média 40-45 mph enquanto estamos rodando, mas nós paramos muito em trechos em construção e para tiramos fotos.
Os moradores locais dizem que você pode dirigir as 149 milhas de Churchill Falls para Cidade de Labrador gastando cerca de 2 horas e meia, mas isso a uma velocidade de mais de 60 mph, que ao meu ver parece irreal (mas não impossível). Nós calculamos a média 50-55 mph neste trecho, e fizemos a viagem em um pouco mais de três horas. Chegando a Cidade de Labrador o tráfico de caminhões é pesado e a superfície da estrada é terrível com alguns buracos enormes, sendo assim tenha muito cuidado.
A 25 milhas da cidade de Labrador, a estrada esta pavimentada para Mt. Wright é um trecho rápido cerca de 30 minutos, seguido pelas 40 milhas horríveis para Fare Lake. Descidas íngremes, curvas fechadas, e muitos cruzamentos de vias férreas fazem com que neste trecho a velocidade seja bem reduzida.  Eu estou seguro que há um limite de velocidade de 55 milhas na pavimentada estrada de Fire Lake para Gagnon, mas é difícil de imaginar que você vá encontrar um Oficial de policia que esteja patrulhando uma extensão tão isolada de estrada, vão ser uns 45 minutos fáceis.
Lá pela altura das 105-milhas rodadas a estrada de pedregulho de "Gagnon" para "Maniq Cinq" e as 125-milhas finais, tem um trecho pavimentado para "Baie Comeau", prepare-se para desenvolver velocidade ao redor 50-55 mph, isto permite que você adicione cerca de cinco horas (reserve umas horas para conhecer "Maniq Cinq").
 

Combustível:

 

    Muitas fontes que eu consultei recomendaram levar combustível extra. Nós não fizemos, e eu não penso que muitas pessoas precisarão. A distância mais longa entre postos de gasolina é aproximadamente 180 milhas, bem dentro do alcance da maioria dos veículos (nosso Cherokee bebedor pode rodar bem mais de 300); se seu veículo não pode rodar estas distâncias facilmente com um tanque de gasolina, sugiro que adquira um que possa, pois existem mesmo trechos onde não vai conseguir encontrar gasolina a venda. A gasolina é cara na península de Labrador, até mesmo para os padrões canadenses, assim o melhor conselho que eu posso lhe dar é trazer 2 ou 3 cartões de credito, e algum dinheiro.

 

Acomodações:

 

    Você pode acampar legalmente em quase qualquer lugar pela estrada afora em labrador, eu não sei as regras em Quebec. Por causa dos insetos e tempos geralmente úmidos, um trailer seria provavelmente muito mais agradável que uma barraca. Você não achará muitos acampamentos oficiais em Labrador, há um entre Goose Bay e Northwest River, que fica a aproximadamente 40 Km ao leste da Cidade de Labrador. Na área de Goose Bay há uma boa gama de bons motéis e bed-and-breakfast; nós ficamos em Northwest River no Blake's Bed and Breakfast e gostamos muito. Labrador City/Wabush tem alguns motéis mas nenhum B&Bs. Em Churchill Falls, o guia turístico local e a maioria das outras fontes lista um único hotel bastante caro, mas pergunte na loja de conveniência pelo Black Spruce Lodge, é pequeno e parece terrível por fora, mas os quartos são baratos e há uma cozinha muito boa com um bom jardim, tvs e uma boa lareira. Nós compartilhamos o lugar com uns três sujeitos da Cidade de Labrador que estavam em uma viagem de pesca, isso foi muito bom pois conseguimos boas dicas com eles.

 

Pescando:

 

    É a melhor coisa para fazer em Labrador. Não há nenhum data de bloqueio para pesca ao longo da TLH, pode-se pegar desde truta, até salmão, que é abundante em Labrador, uma licença é exigida para pescar em Newfoundland e Labrador. Não-residentes devem ser acompanhados por um guia. Se você precisa da licença ligue para 1-800-563-NFLD para pedir a licen'sa de caça e um guia pesqueiro.

Habitação humana:

    Fora das comunidades de Happy Valley - Goose Baye, Churchill Falls, e e da Cidade de Labrador/Wabush não há virtualmente nenhum habitação permanente ao longo do TLH. A província cobra à taxa ridícula de $75 por ano para pessoas que passam o ano caçando e pescando em acampamentos onde os rios cruzam a estrada, mas nenhum destes acampamentos se parecia ou era uma residência permanente. Fora de Goose Bay há sinais de um par de fazendas e uma ou duas casas ao longo da estrada, e podem ser vistas algumas instalações industriais ao longo da estrada, especialmente bem próximo a Cidade de Labrador.

Perigos:

    Enquanto dirige, o pior perigo, diferente da própria estrada, é o tráfico de caminhões. Eu não quero ser desrespeitoso com os motoristas de caminhão, alias eles eram bastante gentis e educados, mas o grande problema e que um caminhão grande em uma estrada de pedregulho estreita não deixa muito espaço para carros de passeio, não importando o quanto boim motorista você seja.Enquanto parado, o pior perigo é sem dúvida a população de moscas pretas que formará enxames poderosos ao redor seu carro ou sua pessoa dentro de minutos. Os pescadores locais disseram que eles usam muitos "repelentes" para as moscas não aproximarem deles. Talvez eles aterrissarão, mas eles não morderão. Assim eles dizem. Outra coisa para se preocupar são os ursos (mantenha a comida de sua barraca do lado de fora e fora de alcance), o tempo (muda depressa, e estradas de pedregulho podem ficar especialmente escorregadias quando molhadas).

O Futuro:

    O governo da província de Newfoundland e Labrador anunciou um planejamento ambicioso: Planeja estender a "Trans Labrador Hoghway" de Cartwright na Costa Atlântica e Red Bay em Belle Island. Se estes planos são levados a frente, o impacto potencial na viagem a Labrador pode ser enorme e poderia fazer esta viagem muito mais acessível e menos cansativa e aventureira. A Nação dos Innus expressou fortes objeções aos planos do governo, e em Novembro de 1998 denunciou que o relatório de impacto ambiental preparado pela província como "propaganda enganosa" dizendo que falta ao relatório a favor da construção da estrada credibilidade científica.

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