DELICIAS CANINAS


Bem vindo ao nosso 'Manual de Culinária Canina". O Manual está em permanente construção e, sempre que possível, vamos incluir novas receitas para agradar nossos amigos... Sugestões serão bem vindas!

MAS um alerta importante: essas receitas são específicas para petiscos e ocasiões especiais e NÃO SUBSTITUEM a alimentação regular do cão que, preferencialmente, deve ser à base de ração balanceada. Divirtam-se e... panelas ao fogo!

milkbone_line.gif (4615 bytes)

Dogtimes' tail

Esfregue os pedaços da rabada com 1 colher de tempero. Aqueça, em seguida, o óleo numa panela larga de alumínio batido (ou similar – as paredes tem de ser grossas), chama no médio. Adicione a outra colher de tempero e, em seguida, comece a fritar um a um os pedaços da rabada. Comece sempre pelos maiores, tomando o cuidado de deixar a gordura fritar/derreter bem, virando-os devidamente para evitar queimá-los. O processo deve ser lento de maneira que, a gordura derretida dos primeiros pedaços sirva para fritar os seguintes (lembre-se: quanto mais tempo você gastar derretendo a gordura, menos tempo será gasto usando a pá para...você sabe o quê). Quando todos os pedaços estiverem fritos, inclusive os da ponta, adicione 1 litro de água fervente, diminua a chama, tampe parcialmente a panela e deixe cozinhar por um par de horas ou até o volume de água diminuir para 1/3 do original.

Retire os pedaços da panela e sirva UM E APENAS UM POR DIA (os da extremidade podem ser servidos de dois a dois).

Variação para entusiasmados:
À medida que os pedaços forem sendo fritos, retire-os e coloque-os numa bandeja. Ao término da fritura, retire o excesso com uma concha (aproximadamente ½ concha de gordura é retirada). Volte os pedaços para a panela, adicione a água fervente e um par de cenouras picadas. O caldo resultante pode, então, ser servido misturado com um pouco de ração.

Contra-indicação: 1) O dono se sentirá obrigado a fazer uma rabada por semana. 2) Não custa repetir: cuidado com o excesso de gordura.

milkbone_line.gif (4615 bytes)

Delícias de queijo

Faça um creme, à temperatura ambiente, com a margarina e o queijo adicionando, em seguida, a farinha. Separe a massa em duas partes e molde cada parte no formado de um cilindro (6 cm de diâmetro). Guarde os pedaços num refrigerador por um par de horas. Retire os filões e fatie-os (1 cm de espessura). Coloque as fatias numa assadeira untada e asse num formo pré-aquecido a 190oC até que eles fiquem ligeiramente amarronzados (rendimento médio de 36 fatias)

milkbone_line.gif (4615 bytes)

Deleites caninos

Misture bem o queijo e a margarina, adicione as ervilhas/cenoura, o alho e a farinha. Adicione em seguida, lentamente e batendo, leite suficiente para conseguir moldar a massa na forma de uma bola. Deixe descansar na geladeira durante 1 hora, e abra-a sobre uma superfície esfarinhada. Corte no formato desejado. Pré aquecer o forno a 190 oC, coloque os pedaços cortados numa assadeira ligeiramente untada, e asse por quinze minutos ou até ficar ligeiramente amarronzado.

milkbone_line.gif (4615 bytes)

Parafusos de queijo

Misture as farinhas, o ovo e a água. Bata bem até obter uma mistura homogênea. Usando uma colher de chá retire uma pequena porção da massa, e "role-a" sobre uma superfície ligeiramente esfarinhada, e depois mude o formato da bola para o de um lápis. Passe agora o "palito" numa bandeja contendo o queijo parmesão até que ele fique coberto. Achate-o, Torça-o 6 ou 8 vezes e coloque-o numa assadeira não untada. Repita o procedimento com outras porções da massa (rendimento médio de 18 parafusos). Asse 30 minutos em forno médio.

(Fonte: "The Three Dog Bakery", Kansas City).

milkbone_line.gif (4615 bytes)

Biscoitinhos de Atum

Pré-aqueça o forno a 150o C. Tire o óleo da lata de atum. Coloque em uma tigela grande: o fubá, a farinha e o sal e misture. Adicione o atum (sem o óleo), a água e o óleo vegetal e misture bem. Desenrole a massa em uma superfície com farinha até ela Ter cerca de 1,5 cm de espessura. Corte os biscoitos (você pode usar uma forma em forma de peixinhos, por exemplo). Transfira a massa para uma forma sem untar. Asse por 15 a 25 minutos (biscoitos de 2,5 cm) ou de 30 a 35 minutos (biscoitos de 7,5 cm). Deixe esfriar e guarde na geladeira em recipiente fechado.

Fonte: Revista Primeira Pata, Fevereiro/98

milkbone_line.gif (4615 bytes)

Agrado para Andarilhos

Derrame a água quente (ou caldo de carne) sobre a margarina, adicionando em seguida o leite, o sal e o ovo batido. Adicione, então, lentamente a farinha de trigo (nunca mais de ½ xícara de cada vez), misturando bem. Amasse com as mãos a pasta (adicionando, se necessário, farinha) até esta atingir uma consistência de uma massa de biscoito. Faça, então, rolos de não mais que 1,5 cm de espessura e corte-os em rodelas pequenas (ou, no mínimo, proporcionais à boca do seu cão). Coloque as rodelas numa forma untada e asse por 50 minutos à uma temperatura de ~ 165 oC (forno médio-baixo para médio). Espere esfriar, secar e endurecer antes de "presentear".

Fonte: The Great Dane Home Page

milkbone_line.gif (4615 bytes)

O favorito do Fiel

Misture bem a água quente com a margarina, a aveia e o caldo de carne. Deixe descansar por cinco minutos antes de adicionar o leite, o ovo e o fubá. Daí para frente, siga o procedimento acima, "Agrado para Andarilhos"

Fonte: The Great Dane Home Page

milkbone_line.gif (4615 bytes)

Nuggets de Queijo

Misture a água quente, aveia e a margarina. Deixe descansar por 5 minutos. Adicione o leite, o queijo, o ovo, o fubá e o germen de trigo. Faça, então, rolos de não mais que 1,5 cm de espessura e corte-os em rodelas pequenas (ou, no mínimo, proporcionais à boca do seu cão). Coloque as rodelas numa forma untada e asse por 1 hora à uma temperatura de ~ 165 oC (forno médio-baixo para médio). Retire do forno e deixe esfriar por mais uma hora.

milkbone_line.gif (4615 bytes)

TIRA GOSTO

Passe o frango no processador até que se transforme em uma pasta. Acrescente a batata e o arroz. Para dar liga use um pouco da água onde a batata cozinhou. Processe até que se transforme num creme. Acrescente a farinha de pão aos poucos, até virar uma massa mais seca. Divida em porções pequenas e congele. Dura aproximadamente 3 meses no freezer.
Para utilizar: Conserve a porção em uso na geladeira. Aqueça uma colher de sopa por 1 min. no microondas e misture à ração costumeira de seu cão.  
Adaptações: Troque o frango por peru ou carne moída. A batata por mandioquinha ou cenoura.
Obs: O tempero fica a seu critério, lembre-se apenas que em excesso é prejudicial ao cão. Para que seu cão não engorde, diminua a quantidade de ração utilizada em 10%, aproximadamente.

Fonte: Marly (participante da lista Vira-Lata)

milkbone_line.gif (4615 bytes)

BOLO DE ANIVERSÁRIO DO RALF

Pré-aqueça o forno a 350 graus e unte com manteiga uma forma de bolo redonda, média. Ferva o fígado em um pouco de água, até estar cozido. Deixe esfriar e liqüidifique até que ele se torne uma pasta macia. Misture com a comida de cachorro enlatada. Adicione a farinha, mexendo muito bem. Bata as claras dos ovos em neve com o fermento e junte a massa, bem suavemente, para que as claras fiquem aparentes. Asse por 35 a 45 minutos ou até que furando a massa com um palito, este saia seco. Espere esfriar e cubra com o queijo cremoso. Decore com biscoitos caninos e sirva.

Sugestão: Recomenda-se a utilização de variedades de queijo cremoso com baixo teor de gordura. A maioria dos cachorros não tem problemas com esta receita, mas podem ter alguma desordem gastrointestinal. É aconselhável colocar as gemas dos ovos no liqüidificador quando for bater o fígado.

Fonte: Revista Primeira Pata

milkbone_line.gif (4615 bytes)

BISCOITOS CANINOS

Misture todos os ingredientes. Você obterá uma massa grossa. Molde os biscoitos no formato que quiser, coloque-os em uma forma bem untada e leve ao forno quente por 10 minutos. Embale-os, depois de frios, em saco plástico e guarde-os, de preferência, em uma lata bem fechada. Em tais condições os biscoitos podem ser consumidos em até 30 dias

Fonte: Revista Cães &Cia, Ago/93

milkbone_line.gif (4615 bytes)