De maneira geral, as fêmeas alcançam a maturidade sexual em torno ds 6 meses de idade, mas há grandes variações entre raças e indivíduos. Normalmente as fêmeas de raças grandes demoram mais para ter o primeiro cio. Também é normal que em canis coletivos o cio demore mais a chegar.

Assim como o início do cio varia de fêmea para fêmea, o intervalo entre um cio e outro também é bastante variável, sendo mais comum o intervalo de 6 meses. Nas cadelas mais velhas é comum que o intervalo entre um cio e outro aumente, mas nunca atingem a 'menopausa'.

O ciclo sexual das cadelas é divido em 4 fases:

Proestro - manifesta-se por um inchaço da vulva e corrimentos. Nesta fase a cadela exerce forte atração sobre os machos, mas recusa a cópula.

Estro - é a fase durante a qual a fêmea aceita o macho. Nesta fase a vulva continua inchada, mas normalmente, o corrimento é bastante reduzido/inexistente.

Portanto, caso queira acasalar sua fêmea este é o período indicado e normalmente vai do oitavo ao décimo quinto dia após iniciar o corrimento. Para aqueles que não desejam acasalar, o ideal é isolar a fêmea. Não se deixe enganar pelas diferenças de tamanho entre machos e fêmeas. Nesta fase eles dão "um jeito", viram verdadeiros contorcionistas...

Para certificar-se da 'disposição' da cadela, um truque bastante eficaz é passar o delo na base do rabo da cadela. Quando ela está 'disponível', a fêmea desloca o rabo para o lado, deixando totalmente aparente a vulva.

Metaestro - período da gestação, parto e lactação para as cadelas que efetivamente cruzaram. Neste período, muitas cadelas que não cruzaram apresentam sintomas de gravidez, a chamada Gravidez Psicológica.

Anaestro - período de descanso sexual.

A duração de todo o cio também é variável, mas de forma geral dura de 15 a 20 dias. Lembre-se de não cruzar sua cadela antes do terceiro cio. A gestação dura entre 58 e 63 dias. Caso passe deste período, procure imediatamente o veterinário.

Normalmente no primeiro cio as fêmeas aprendem a manter-se limpas, lambendo-se com freqüência e aos lugares onde porventura tenha pingado sangue. As calcinhas higiênicas são uma opção, mas deve-se lembrar que as cadelas precisam de um tempo para se acostumar ao uso delas.

Não existem nenhuma restrição quanto aos banhos neste período. A única atenção especial é quanto aos passeios da fêmea durante o período fértil: não descuide nem por um minuto.

Não é recomendável que se cruze a cadela em todo cio. Isso porque o processo de gestação, parto e amamentação é muito desgastante. O ideal é que se acasale a fêmea num cio e deixe-a descansar no próximo.

Texto extraído do Site www.dogtimes.com.br
gentilmente cedido por Mariana Saliola.