POR QUE BRINCAR DE CABO-DE-GUERRA COM CACHORRO É PERIGOSO?


Quem já não se deliciou brincando com seu cachorro, ou mesmo com o de um amigo, de cabo-de-guerra? Aquela brincadeira que você pega do lado de um brinquedo (pode ser uma toalha), o cachorro do outro e fica aquele puxa-puxa sem fim. E quem já não se viu de paciência cheia, quando depois de duas horas initerruptas, quer parar a brincadeira e o cãozinho não? E quando o "cabo" não é o brinquedo ou a toalha e sim a sua calça jeans novinha? Hein, hein?

Se você pensa que estes são os maiores perigos, pense de novo!

Enquanto esta pode ser uma brincadeira super legal para unir ainda mais você e seu cachorro, nela se escondem posturas corporais e desafios com significados bastante específicos para os cães e que podem resultar em problemas.

A princípio o "puxa-puxa" repete o ritual das caçadas, quando os cachorros finalmente alcançam a presa e passam a destroçá-la, arrancando pedaços e conseguindo comida para todo o grupo. Até aí tudo bem, esta é a parte engraçada da festa (não sei se você ainda acha isso, agora que se deu conta de que já "destroçou" uma porção de "caças" com seu parceiro)! Mas existem uns pequenos detalhes que se não forem observados, poderão danificar a sua imagem de líder da matilha e comprometer o respeito que seu cão tem de você.

Você sabia?

NUNCA, ABSOLUTAMENTE NUNCA, brinque ou permita que brinquem de cabo-de-guerra com o seu cachorro se você tem problemas de agressividade com ele, ou se ele for muito bravo! Tal qual uma criança, é necessário ensinar primeiro as regras da brincadeira para não dar confusão. E, para evitar que qualquer dia destes seja a sua calça jeans, use somente os brinquedos reservados para este fim. Agora vocês já estão prontos para o ataque. Boa caçada!

Escrito por Claudia Pizzolato
Treinadora e especialista em comportamento canino
Lord Cão - Treinamento de Cães
www.lordcao.com.br